domingo, 20 de julho de 2014

FERNANDO, SOB LIMINAR, PODE SER IMPUGNADO. SERÁ?

A disputa eleitoral deste ano não será diferente das demais, ou seja, não se restringirá as urnas, pelo que se vê. E a Justiça já virou um caminho natural nesse processo. O candidato a deputado federal pelo PSDC/RJ, o angrense Anderson de Souza, segundo o site DivulgaCand (que demonstra a situação de cada candidatura), ingressou judicialmente com pedido de impugnação sobre o registro de candidatura de Fernando Jordão (PMDB), tomando por base a condenação deste em um processo no TRE/RJ. Fernando faz campanha a deputado federal sob liminar concedida pelo TSE.


Anderson é aliado político do vice-prefeito de Angra dos Reis e candidato a deputado estadual pelo PDT, Leandro Silva. Ambos trabalharam em cargo comissionado na gestão de Fernando quando este era prefeito da cidade. No caso de Anderson, mais que isso, Fernando Jordão foi um dos seus padrinhos casamento. Mas, como não se mistura política com amizade, cada um desses atores seguiu seu próprio caminho, traçou estratégias diferentes para alcançar seus propósitos, e, com isso, antes aliados, hoje são adversários. O advogado Afonso Destri, o mesmo que conseguiu a condenação de Fernando no TRE - advogando para a Coligação Eleitoral liderada pelo PT, é quem assiste a Anderson neste processo.

Numa pesquisa rápida sobre os demais candidatos da cidade não vi nenhuma anotação ainda nesse sentido, mas a campanha está só começando, portanto, é possível que ainda surjam novidades. Sobre este caso especificamente não há muito mais o que detalhar, já que, por incrível que pareça, o processo corre em segredo de justiça. O pedido de impugnação, salvo engano, está sob análise do juiz do TRE/RJ, Dr. Flávio Villeman, que é um dos que votou pela condenação de Fernando no processo em que o PT denunciou o "abuso no uso dos meios de comunicação" - referente ao semanário angrense 'A Cidade'.

Fernando continua seu trabalho, mas o que não falta aos seus advogados é dor de cabeça para resolver essas pendências. Além disso, importantes apoiadores de outros tempos começam a desembarcar de sua candidatura, como um dos principais líderes religiosos da região, um ex-chefe de gabinete de sua gestão municipal, entre outros. Na última eleição para deputado federal, Fernando teve boa votação para quem se apresentou pela primeira vez nessa disputa, mas não foi suficiente para se eleger, tendo ficado entre os suplentes, mas conseguiu ocupar uma cadeira na Câmara dos Deputados, já que os eleitos foram assumindo cargos executivos. 

Essa eleição de 2014 é um tira-teima sobre sua liderança política local para o xadrez que será o jogo da sucessão municipal em 2016, já que outras lideranças estão surgindo naturalmente, e ele está sem mandato. Anderson já demonstrou que não quer lhe dar vida fácil nesse processo. 
É o jogo! 

PS) Este espaço está franqueado, como sempre, para que os atores citados possam se pronunciar, caso assim queiram.
-
15 horas    -    adelsonpimenta@ig.com.br

Nenhum comentário: