quinta-feira, 28 de agosto de 2014

ANGRA TERÁ FACULDADE DE MEDICINA: UMA RESENHA DO CASO

Clique sobre a imagem e visualize-a melhor


OPINIÃO
Essa notícia é importante para a sociedade, é um achado e tanto do Governo. Não por um acaso, a porta-voz das boas novas é a Prefeita de Angra/RJ, a petista Conceição Rabha. Mudança de tática na Comunicação institucional, ou seja, os releases vem depois. Ora, mesmo sendo divulgado num perfil pessoal, ao ser noticiado pela Prefeita, o informe ganha conotação de Comunicado Oficial. 

Há uma demanda assustadora sobre o sistema público de saúde brasileiro. 

No caso de Angra não é diferente. E mais que isso, a cidade situa-se no centro nervoso da região da Costa Verde e acaba se tornando uma referência, o que aumenta e muito a procura por serviços na rede -, e estrangula todo planejamento sobre a oferta de serviços. Não por um acaso, rotineiramente há reclamações pela falta de médicos ou demora na marcação de consultas e tempo demais para o recebimento de resultados de exames.

Nesse contexto, há que se reconhecer os esforços empreendidos pela gestão do PT na cidade, porque concurso público foi aberto e novos médicos contratados; um reordenamento na prestação de serviços foi feito com a abertura do Hospital Geral da Japuíba e apresentou-se uma nova Policlínica no Centro da cidade, além das rearrumações feitas nas Unidades de Saúde dos bairros e distritos. É bastante coisa, mas ainda é pouco. O foco na prevenção, principalmente com a cobertura ampliada sobre os postos de ESF's é uma guinada conceitual na forma de se fazer essa gestão. 

Dito isto, a Prefeita foi ao seu inferno astral e virou alvo de piadas maledicentes e pesadas críticas políticas de seus adversários, principalmente quando o ex-prefeito da cidade noticiou que o Município havia perdido a inscrição para ter uma Faculdade de Medicina. Houve mesmo uma certa barbeiragem de seu Governo, admitamos. Conceição, diferente do habitual, não escondeu a sua decepção e, segundo soube, nos bastidores falou firme e alto com o então Presidente da FusAr, mas, não se fez de rogada, e foi à Brasília cantando hinos da Harpa Cristã e movida pela esperança de reverter o quadro. Dialogou com quem devia e ganhou mais tempo.

Portanto, vejo com muita naturalidade que seja ela e não a Comunicação do Governo ou sua bancada na Câmara quem dê primeiro essa notícia - a de que Angra atendeu todos os requisitos do Ministério da Educação e que será sede de uma Faculdade de Medicina. No fim das contas, é ela quem ri politicamente por último. Mas, bem mais que isso, tenho por certo que sua maior satisfação não esteja na resposta que dá sobre o seu acusador político, mas, fundamentalmente, por saber da necessidade e da importância dessa medida. Foi ela quem reverteu o quadro em Brasília, portanto, é na conta de seu Governo que deve ser debitado o sucesso, mas é em seu perfil pessoal que as pessoas devem saber primeiro.

Há que se criticar, mas há também que reconhecer as conquistas. E esta é uma.
Resta saber se há grandeza política em quem criticou, para que agora elogie.
É o jogo!
-
09h54min.    -     adelsonpimenta@ig.com.br

Nenhum comentário: