domingo, 31 de agosto de 2014

DADOS DO IBGE MOSTRAM OS DESAFIOS PARA ANGRA


A expectativa populacional do IBGE para Angra/RJ, neste mais recente documento apresentado à sociedade brasileira, é a de 184.940 neste ano, 2014. No Censo de 2010 era de 168.511. Uma diferença de 16.429. Uma incrível média de crescimento acima de 4 mil pessoas por ano. 

Considerando a última informação oficial de 2013 de que o déficit habitacional era de 10 mil residências no município; 
Considerando que, segundo levantamentos preliminares da sobreposição de estudos geológicos que está sendo feita pela Defesa Civil Municipal, quase 1/3 da população angrense mora em áreas de risco, isso nos leva à refletir.

Falta água para suprir a demanda. Faltam investimentos para atender a demanda.  Sem equacionar isso, já há impeditivos importantes sobre qualquer política pública para o desenvolvimento da cidade, em todas as áreas.

Outro fator preponderante é o banco de terras públicas, que é sempre uma caixa preta. Além disso, é preciso debater sobre o estoque de terras disponíveis para se permitir novos investimentos - em empreendimentos particulares: seja imobiliário ou empresarial. 

Os dados socioeconômicos da Firjan; as expectativas de perdas financeiras em relação ao Tebig; o desaquecimento no comércio local; a falta de estrutura logística e estrutural ao setor pesqueiro, entre outras coisas, formam um conjunto de coisas que precisa de gestão capaz.

A prefeita da cidade, Conceição Rabha, certamente sabe disso. Serviços públicos de saúde ficam comprometidos, é inevitável; a coleta de lixo fica cada vez mais onerosa; a oferta de educação fica estrangulada e perde em qualidade; a mobilidade urbana sofre terríveis danos; a infraestrutura urbana disponível está muito aquém da necessidade. 

Nesse sentido, deixo minha sugestão para que o Governo de Angra abra canais de diálogo com os setores produtivos do Município e que os chame à parceria. É muita demanda existente. Esse talvez seja o principal desafio da prefeita e sua equipe.  

Os levantamentos estatísticos e dados disponíveis põem o Governo à prova. Não é a tarefa fácil aplicada nas críticas de seus opositores. É mais que isso. 

Ao mesmo tempo, concedem à prefeita as condições adequadas para dialogar com a sociedade sobre as dificuldades existentes e quanto ao que tem feito para dar solução a tão grandes problemas. Se Conceição respondesse no mesmo tom de seus adversários políticos, certamente apequenaria o debate. Há muita gente esperando a grandeza de seus atos.
-
22h24min.   -    adelsonpimenta@ig.com.br  

Nenhum comentário: