segunda-feira, 27 de outubro de 2014

ANGRAPREV: RESENHA DO BLOG

O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Angra dos Reis/RJ -  o ANGRAPREV, precisa de gestão. É uma lógica de economia, é regra de mercado. Tudo sob a luz da transparência. Não pode haver caixa preta nessa relação.

Presidente Demissionário
O Presidente da Instituição, José Antonio dos Remédios, cidadão por quem tenho amizade a respeito, segundo circula nas redes sociais, está demissionário. Não é possível confirmar essa informação, mas é o que se especula nos bastidores. Sua exoneração da função só depende da prefeita, que, segundo consta, já estaria em busca de um novo nome. 


Clique sobre as imagens e visualize-as melhor

A aquisição de um novo imóvel para sede administrativa em valores próximos de R$ 1,5 milhão, precisa ser melhor explicado ao servidor sobre o por quê dessa escolha. Um custo muito elevado para um imóvel que oferece tão pouco, ante as possibilidades com este investimento. 

O lançamento de um Edital, pelo qual o ANGRAPREV selecionou e credenciou, sob critérios rígidos e muito bons, instituições financeiras; sociedades corretoras; distribuidoras de títulos e valores mobiliários; e agentes autônomos de investimentos credenciados pelo Banco Central, infelizmente parou por aí.

Análise e Balanço - Aplicações
Os dados disponíveis no site da entidade, deixam claro que os produtos financeiros escolhidos pelo ANGRAPREV não são as melhores opções do Mercado. 


Clique sobre a imagem e visualize-a melhor

Se analisarmos em quase todas as janelas de prazos (12, 24 e 36 meses) os fundos onde hoje estão investidos os recursos dos pensionistas perdem e muito em rentabilidade para os fundos sugeridos no Estudo que fiz e para os outros da Industria, causando um grande impacto negativo na carteira de Investimentos do Instituto no longo prazo. 

Aliás, diga-se, o dinheiro continua aplicado em fundos anteriores a seleção do Edital citado, ou seja, nenhuma mudança até o momento. Só um faz-de-conta. Principalmente por estarmos falando em Previdência Social, onde o horizonte de longo prazo é fundamental, essa diferença irá impactar diretamente nos recursos dos pensionistas.  

Uma diversificação nos investimentos é necessária imediatamente para não causar mais danos aos trabalhadores, principalmente depois da enorme perda com aplicações no Banco BVA. Instituição essa que não tinha nenhuma credibilidade em todo o Mercado Financeiro e causou um estrago enorme nos recursos do ANGRAPREV.

As Instituições e Agentes financeiros classificados pelo Edital já deviam ter sido convocados para a administração dos recursos dos servidores. Mas, não é o que ocorre. Por que será?

Desorganização Administrativa
Computadores desligados por um longo período, com a desculpa da mudança de endereço, o que demonstrou não ter havido uma adequação prévia na estrutura do novo prédio de quase R$ 1,5 mi.; o sistema não estava funcionando, consequentemente, até há pouco tempo. Não posso afirmar se o problema já está superado. 

Depois, a tirada foi - e é, a de que estavam analisando a solvência dos fundos. Muito palavrório, e pouca mudança.

Instituições financeiras habilitadas - via Edital, para gerir os recursos do AngraPrev já estariam desconfiando da visão analítica da administração e da vontade de se executar os remanejamentos para operadores mais confiáveis e com expertise atestada pelo mercado. 

Isso gera certa crise de confiança do setor com a AngraPrev. 

Apresentarei um Estudo Técnico
Os servidores públicos já escrevem para este blog pedindo uma postagem analítica - e eu a farei. A caixa preta da AngraPrev precisa ser aberta e desvendada. Os recursos dos servidores e seu futuro estão em xeque com a letargia e descumprimento do edital pelo AngraPrev.

O espaço está aberto às manifestações, inclusive as divergentes.
-
14h46min.     -     adelsonpimenta@ig.com.br

Nenhum comentário: