quinta-feira, 6 de novembro de 2014

PARATY FICA COM O QUE DEVIA - EM TESE - SER DE ANGRA

Nota da Eletronuclear
(Recebido por e-mail)

A Prefeita de Angra, a petista Conceição Rabha, deve estar se sentindo envergonhada. Devia. Ao menos. Leia a Nota. Eu opino abaixo desta.




04/11/2014
Eletronuclear assina acordo com UFRJ e Prefeitura de Paraty para construção de Escola Técnica Naval
A Eletronuclear firmou na última 6ª feira (31 de Outubro), um acordo em parceria com a Prefeitura de Paraty e com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), para instalação de uma Escola Técnica Naval no munícipio de Paraty. Avaliado em R$1,3 milhão, o projeto será financiado pela empresa, sem custo para o munícipio.
O coordenador de Responsabilidade Socioambiental e Comunicação da Eletronuclear, Paulo Gonçalves, participou da assinatura do acordo junto ao prefeito de Paraty, Casé Gama, e ao reitor da UFRJ, Carlos Antônio Levi da Conceição.
Serão oferecidos aos estudantes cursos voltados para o setor naval, dentre eles a construção e manutenção de embarcações de pequeno porte. A escola será construída no bairro Ilha das Cobras.
Além dos estudantes, que terão uma formação técnica com o ensino de uma das universidades mais qualificadas do país, o projeto também beneficiará estaleiros e barcos de pesca e turismo no município de Paraty.
Com a meta para entrar em funcionamento em 2015, toda a parte arquitetônica foi desenvolvida pelo escritório de arquitetura da UFRJ e a construção ficará a cargoda Fundação Coppetec.

Sobre a Eletronuclear

Subsidiária da Eletrobras, a Eletronuclear é a responsável por operar e construir as usinas termonucleares do país. Conta com duas unidades em operação na Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA), com potência total de 1990 MW. Hoje, a geração nuclear corresponde a aproximadamente 3% da eletricidade produzida no país e o equivalente a um terço do consumo do Estado do Rio de Janeiro. Angra 3, que está em construção, será a terceira usina da Central. Quando entrar em operação comercial, em 2018, a unidade (1.405 MW) será capaz de gerar mais de 10 milhões de MWh por ano – energia limpa, segura e suficiente para abastecer as cidades de Brasília e Belo Horizonte durante o mesmo período.

OPINIÃO
Parabéns ao Governo do PT em Paraty/RJ, que soube alinhavar o entendimento necessário e cuidar dos procedimentos exigidos - com projetos e encaminhamentos administrativos, tendo conseguido essa façanha. Sim, façanha.

Convenhamos, investimento para uma Escola Técnica Naval para uma cidade voltada exclusivamente ao turismo, não combina. Não é que não seja possível, é que não combina mesmo. 

Em Angra há uma empresa que trabalha especificamente com este setor; há estrutura física petrolífera com o Terminal Aquaviário da Transpetro- o Tebig e área de tancagem, e, com isso, várias empresas de manutenção técnica e de apoio offshore; e há um porto. Enfim. pela lógica, esse investimento teria que acontecer em Angra.

Fiz uma entrevista com um Diretor da empresa, Sr. Leonam Guimarães, que foi exibido em meu programa de TV (Master, Canal 10 - Net/Angra), quando este me disse que os recursos pelas contrapartidas socioambientais do empreendimento Angra 3 estão disponíveis, mas que a Prefeitura de Angra precisa apresentar os projetos. E nada.

Pelo Escritório Municipal de Gestão quem responde de fato é quem não tem o ofício por direito, sendo o Sr. Nolasco. este, por sua vez, foi denunciado pelos vereadores do PCdoB ao representante do MP por receber salários integrais de duas fontes. É crime de improbidade administrativa. Da Prefeita, nenhuma palavra. Pior, nenhuma decisão.

Agora, passados alguns dias, tudo continua como dantes, nadica de nada de projetos; um Governo que reclama de insolvência financeira, com Decreto de Excesso de Arrecadação publicado no B.O.M. Não, não dá. Basta.

A Prefeita da cidade, com todo respeito e admiração que lhe tenho, precisa mudar o jogo. Enquanto não o faz, Paraty vai preparar gente para trabalhar em Angra e receber os melhores salários.

Dorme com essa.
-
13h12min.    -    adelsonpimenta@ig.com.br

Nenhum comentário: