quinta-feira, 23 de julho de 2015

OPOSIÇÃO FALACIOSA. À PREFEITA, RESTA GOVERNAR


Antes que esta semana termine, preciso tecer um breve comentário. Em Angra, pelo que percebo, nomes conhecidos da política buscam lugar ao sol, falam sobre coisas e querem despertar a atenção do grande público. É salutar. O debate, a exposição de ideias, a divergência, enfim, tudo isso ajuda, amadurece, o processo instrui e baliza futuras decisões. No entanto, arrisco dizer, fala-se das mesmas coisas de outrora, com receitas ora milagrosas, ora descabidas, ora falaciosas e pronto. Isso empobrece. Luz na questão.

A Prefeita Conceição Rabha, herdou o governo de Angra após de doze anos sem nenhum investimento significativo em saneamento básico, uma autarquia municipal criada sem solução com a outra empresa do mesmo ramo que opera e fatura mas não investe na cidade; um Hospital inacabado e entregue às mãos do Estado para atendimento referenciado, ou seja, portas fechadas à população; e nenhuma novidade em termos acadêmicos voltado à medicina. Fora isso, restos à pagar também. 

Fernando Jordão, deputado federal e ex-prefeito da cidade, possível candidato à majoritária municipal novamente na próxima eleição, dentre outros atores que se revezam no parlatório contra o Governo, abordou alguns desses assuntos na rádio Costazul FM, nesta semana. Sua fala foi mais do mesmo, carece de revisão e embargos.


Entenda a Crítica

Veja melhor o Infográfico do Blog, clicando -aqui-

Jordão disse, por exemplo, que os recursos do PAC 2 anunciados pelo Governador Pezão e pelo Ministro das Cidades, Kassab, nesta semana em Angra, foram para continuar o que ele fez no Parque Mambucaba. Ele não diz toda a verdade. Ele iniciou, mas precisa dizer como ficou. Virou caso de polícia, com a obra abandonada pela metade. A assinatura do convênio não absolutamente nada a ver com o que o ex-prefeito quis dizer. A Prefeita apresentou projeto para solução do saneamento básico para todo a Bacia A, que corresponde a maior e mais populosa parte do bairro. É obra grande, com princípio, meio e fim previstos. Isso pé diferente do que lá tentou fazer Fernando quando prefeito. O caso Delta não tem nada a ver com o que traz a Prefeita agora para a cidade.

Conceição não criou o Saae; ela herdou. Ela também não fez negócios com a Cedae, nem renovou sua concessão; essa foi uma tarefa do ex-prefeito que restou inconclusa. Ela ganhou um presente de grego, serviços precarizados, demanda maior que a oferta, um órgão deficitário; serviços sem regulação; insegurança jurídica na relação contratual e duas empresas, Saae e Cedae, enfim. Não obstante, falta água, as praias estão entre as mais poluídas e a saúde pública sente esse efeito diretamente. Fernando engrossou a voz na rádio para dizer que isso tem que ser resolvido, mas não disse que em oito anos nada fez sobre o assunto; quer dizer: agravou a questão.

No que tange a Faculdade de Medicina, os créditos são do Governo pelo empenho pessoal da Prefeita Conceição. Ele não teve absolutamente nenhuma participação direta sobre o assunto, e falou nas ondas do rádio como se estivesse fazendo a gestão dessa novidade. Mas, a verdade é que se a Prefeita não municipalizasse o Hospital da Japuíba, ao contrário do que pretendia o Jordão, nem a inscrição para sediar o curso de Medicina o Município conseguiria. Tudo começou ali. Conceição assumiu que queria, se desdobrou, pressionou, viajou, fez romaria em ministérios... É dela a iniciativa pela Faculdade de Medicina. Ficaria melhor se o deputado assumisse isso e apenas se dispusesse à ajudar.

Finalmente as pesquisas de opinião (as sérias, sem comprometimento com resultados previamente combinados, como ocorre as vezes entre pessoas que moram como vizinhos), neste período feita mais para consumo interno, apontam que esse prática está vencida, superada e encontra rejeição da sociedade. Aspira-se por algo novo, renovador, cativante. Definitivamente está equivocada essa estratégia adotada por alguns políticos, como no caso do deputado na emissora de rádio da cidade. O cidadão quer um político que o surpreenda, que pense a cidade, que esteja acima dessa retórica manjada e repetitiva. Já mostrou isso quando elegeu a prefeita.

À Conceição resta governar.
-
 17h35min.     -     adelsonpimenta@ig.com.br 


Nenhum comentário: