terça-feira, 25 de agosto de 2015

TEBIG: ANGRA PODERÁ PERDER R$ 300 MILHÕES POR ANO

Conteúdo: Tebig
Terminal Marítimo da Transpetro em Angra


O Governo do Estado sinaliza que não renovará a licença para as operações do Terminal em Angra. Há pouco tempo, por conta do pedido de análise do projeto de ampliação do Tebig, a Secretaria de Estado de Ambiente, principalmente, se opôs. Uma grande e acalorada discussão se deu e não houve avanço positivo para o Município - que tem todo interesse na matéria. O Estado, por decisão política e não técnica, simplesmente ignorou o projeto. 

Uma licença provisória para as operações de ship-to-ship foi concedida, e cassada depois de pressão por causa de um sinistro sobre esse tipo de operação. O Estado então renovou - provisoriamente - as operações de transbordo no Terminal. O prazo dessa licença expira no dia 8/9, portanto, no próximo mês. Na manhã desta terça-feira (25/08), a Prefeita de Angra, Conceição Rabha, liderou uma equipe do Governo numa reunião com a direção do Terminal. E a luz amarela acendeu definitivamente.

Logo após, tomado pé da situação crítica e preocupante, designou o Secretário de Governo, Robson Marques, para se reunir com todos os vereadores do Município e lhes informar do caso. E pedir ajuda, no sentido de fazer gestão política em favor do Município. Entendida a questão e acatado o pedido do Governo, os vereadores decidiram suspender a próxima sessão ordinária de quinta-feira para poder participar de uma reunião marcada pela Prefeita com deputados estaduais, entre os quais, se buscará uma agenda com o Presidente da Assembléia Legislativa do estado do Rio - ALERJ, deputado Jorge Picciani.

Há o iminente risco de queda em 75% da produção atual do Terminal, de imediato. De 28 navios operando em média, cairá a movimentação para 2. Há também uma Ação tramitando na Justiça da Petrobras / Transpetro, com a participação da Prefeitura, no sentido de resguardar as operações. Se a licença não for renovada, a perda para os cofres municipais está estimada, segundo a Fazenda Municipal, em R$ 300 milhões por ano. se isso ocorrer, pode fechar a cidade pras balanço, será o caos, quase a insolvência.

É sério demais essa questão, e a Prefeita está pedindo ajuda para todas as forças políticas da cidade independentemente de bandeira partidária, porque é a vida financeira da Prefeitura que está em jogo. Essa má notícia acontece justamente às portas de a Prefeita anunciar novidades sobre o pagamento dos servidores e fazer um balanço mais apurado sobre as medidas administrativas que tem tomado pelo equilíbrio das finanças municipais. É dramática a situação.
-
20h40min.      -     adelsonpimenta@ig.com.br

Nenhum comentário: