terça-feira, 29 de maio de 2018

SOB O MDB, SOLUÇÕES. SOB O PSDB, VIAGEM À CHINA


Ilhabela - um município que vive seu dilema com o petróleo: recebe royalties em abundância e luta para suprir a escassez de seus derivados.
O paraíso caiçara e turístico do Brasil, um dos Indutores pelo Ministério do Turismo vive em pandarecos quando do lado oposto da travessia das balsas alguma coisa acontece. E a população sofre.
A bola da vez é a parada e mobilização dos caminhoneiros pelo país e o desabastecimento que isso provocou. Hora de buscar soluções.
Márcio Tenório, o Prefeito, teve que trocar suas reuniões com a ANP - Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis para se articular com a Revap - Refinaria Henrique Lage, em São José dos Campos. Ilhabela já está sendo suprida.
Uma coisa por vez. Ambos lidam com óleo, mas cada um com seu papel.
Como resultado desse trabalho encampado pessoalmente, segundo Nota da Prefeitura de Ilhabela, conseguiu a liberação de 25 mil litros de combustíveis, que chegaram escoltados pela Polícia Militar, sendo: 15 mil litros de gasolina e outros 10 mil litros de óleo diesel, para a manutenção dos serviços essenciais nas áreas de saúde, educação, transbordo do lixo e segurança (Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Polícia Militar).
Assisti a um vídeo de fila de carros já abastecendo, pela página Por dentro do BAEPI.
Diversas medidas foram adotadas antes disso pelo Governo ilhéu, entre as quais:
> a redução da tarifa social no serviço de transporte público coletivo urbano para R$ 1,00 para todos que utilizam o bilhete eletrônico recarregável “Cartão Cidadão” de hoje (29) até o dia 3 de junho mediante Decreto nº 7.033/18; 
> a suspensão das cirurgias eletivas (sem urgência), bem como o recolhimento de todos os veículos que atendem as UBS’s à garagem, para economizar combustível (os carros só serão usados em situações emergenciais), e o agendamento das consultas fora do município após análise, caso por caso, quando possível.
> o aterro sanitário deixou de receber podas e RCC (Resíduos de Construção Civil).
> a fiscalização - sob pedido ao Procon - sobre os estabelecimentos comerciais para evitar o aumento abusivo dos preços. 
> o aluguel de ônibus de empresa de turismo para garantir o transporte dos alunos.

Gosto disso, chama-se gestão.
O Prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, (MDB), também adotou uma série de medidas garantindo serviços essenciais à população e transporte coletivo urbano, se articulando, editando Decreto, pernoitando em vigilância e monitorando as coisas.
Já o Prefeito de São Sebastião, (PSDB), Felipe Augusto, largou tudo e viajou para a China. isso mesmo, foi dar mais um de seus rolezinhos fora do país. E a Câmara Municipal de São Sebastião Oficial, em sua maioria governista, entendeu que o Prefeito não deve satisfação alguma de suas viagens para a população.
Consequência disso: não haverá aulas à partir de amanhã, quarta-feira, 30, e a Nota da Prefeitura de São Sebastião não falou na data de retorno às aulas; o transporte de pacientes que fazem exames e tratamento continuado fora do município foram suspensos e nada é dito às pessoas.
É isso!

Nenhum comentário: