PAUTA PARA O NOVO GOVERNO
JÁ EM TRANSIÇÃO
--------------------------------------------------
Falando em particular -nesse caso- de Angra dos Reis, onde o prefeito fez o seu sucessor, segundo informações obtidas pelos conceituados BLOG's da cidade, já está em curso o processo de transição. Então, resolvi contribuir com algumas idéias acerca das necessidades que dedeverão ser enfrentadas pela nova gestão, que embora eu não tenha apoiado...torço muito para que dê certo. Sou um profundo respeitador dos resultados obtidos democraticamente nas urnas e penso primeiro na cidade.
-
TRÁFEGO
---------------
A cidade visivelmente não suporta mais o que já tem de movimentação, principalmente no centro e no bairro da Japuíba, a julgar pelo crescimento assustador dos últimos anos aliado a um prévio estudo das tendências de mercado, é preocupante. Algo deverá ser feito imediatamente, e não poderá ser mais paliativo, deverão ser medidas corretivas e inteligentes de planejamento urbano.
-
GEOPROCESSAMENTO
---------------------------------
Esse eficaz instrumento de gestão pública que serve para praticamente todas as áreas deverá se tornar mais usual facilitando a identificação maior das potencialidades em áreas de risco e afins, mas principalmente para a correção exata da planta de valores do IPTU com possível desoneração no bolso do contribuinte, sem que com isso o município perca a sua capacidade arrecadatória. Em tempos de crise mundial, nada mais oportuno.
-
PORTO
----------
Se faz urgentemente necessária uma interlocução com todos os envolvidos nesse setor, direta e indiretamente, afim de dar-lhe uma função sincera que não se distancie de sua vocação natural, mas que adense valores atuais dos quais a cidade não pode abdicar. Caso contrário, e já pode inclusive ser contabilizado como tarde, só restarão as migalhas de um volumoso e rentável mercado mundial, à nossa inteira disposição. Mãos a massa Senhores.
-
DÉFICIT HABITACIONAL
-----------------------------------
Não havendo uma política habitacional muito mais abrangente e corajosa do que as que até então foram propostas, pensando-se seriamente nas potencialidades econômicas da região em plena ebulição, poderá haver um caos de maior dificuldade de equação, em curto período. Essa matéria precisa fazer parte no próximo PPA, com destaque absoluto.
-
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
----------------------------------------
A nova indústria, principalmente as que têm maiores ascendência sobre a nossa região, demandam conhecimentos técnicos e domínio de outros idiomas, o mundo está interligado e globalizado. É mister que se busque a promoção dessa matéria com a seriedade e urgência requisitada, sob pena de haver um crescimento econômico absurdamente excludente.
-
INFRA-ESTRUTURA E
LOGÍSTICA
-------------------------------
Num mercado cada vez mais voraz e competitivo é imperioso que se oferte as melhores condições de negócios, custo-benefício, aos empreendedores. Outras cidades estão avançando com maestria nessa questão e Angra, por ser estratégica em vários setores comerciais, precisa se apresentar com mais desembaraço para o escoamento de produtos e maior disponibilidade de opções, senão vai assistir aos vizinhos deslanchando, ficando assim para aquém das suas expectativas iniciais. Um prejuízo incalculável. A hora é essa.
-
Prometo continuar abordando essas questões, doravante.
E-mail para correspondência deste BLOG: adelsonpimenta@ig.com.br