segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

ARTIGO parte III
criacionismo X evolucionismo
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19/01/09
21h01min.
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Por: ROBERTO BONI CARDOSO
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Ultimato - É possível datar aproximadamente a criação?
Douglas - Há tentativas de datar a criação. Os intérpretes mais
literalistas seguem os cálculos do Arcebispo Ussher, dando uma idade
em torno de 6.000 anos. Parece-me que as mais recentes versões de
Henry Morse esticam esse período até aproximadamente 9.000 anos. A
ciência do século passado indicava 1 milhão de anos. Os estudos mais
modernos, baseados na observação dos desvios para o vermelho da luz
proveniente de galáxias distantes, resultam em estimativas em torno de
12 a 15 bilhões de anos. Evidentemente, a discrepância é total e
certamente envolve problemas de interpretação ou do texto bíblico ou
das observações da ciência. É interessante que, quando Galileo
demonstrou, através de seu telescópio, o movimento da Terra em torno
do Sol e, não, o contrário, ele culpou os intérpretes das Escrituras
pela discordância e, não, as Escrituras.
Lane - Do ponto de vista bíblico, a criação tem sido datada a partir
de Adão, levando-se em conta as genealogias registradas nos livros
bíblicos e a literacidade dos seis dias da criação. Nestes termos, a
criação teria tido seu início em 4004 a.C. (cf. Arcebispo Ussher). No
entanto, o estudo das genealogias é bastante complexo, pois nem todas
descrevem com exatidão o número de anos entre uma geração e outra.
Além disso, há diferenças entre os manuscritos hebraicos e gregos no
que se refere aos anos de vida das pessoas mencionadas. Adiciona-se a
isto o fato de que descobertas arqueológicas têm constatado vida
sedentária entre os anos 9.000 e 7.000 a.C. na região do Oriente
Médio. Entretanto, a datação da criação é algo muito mais complexo do
que a simples análise da cronologia bíblica ou mesmo a interpretação
dos seis dias da criação. Tem a ver com o que se designa criação. Se
por criação entende-se o ato de Deus no tempo e no espaço, então é
necessário estabelecer uma cronologia confiável e assim será possível
descobrir quando foi a criação. Porém, se por criação entende-se o ato
divino antes da existência do tempo, então é simplesmente impossível
estabelecer biblicamente a data da criação.

Ultimato - Entre o primeiro e o segundo versículo da Bíblia (Gn 1.1 e
2) há algum intervalo de tempo, como alguns sustentam?
Douglas - Há muito surgiu a sugestão de que o tempo necessário para a
deposição de centenas de metros de sedimentos (como o Grand Canyon)
podia ter acontecido entre o primeiro e o segundo versículo da Bíblia.
De fato, esta explicação fornece um tempo ilimitado. Entretanto a
duração das eras geológicas não é o único problema, porque também
observa-se que os depósitos apresentam uma seqüência que ainda é mais
difícil de explicar.
Lane - É bom lembrar que a Bíblia não foi escrita em versículos. Por
isso, do ponto de vista da sintaxe hebraica, é difícil separar esses
dois versículos, dando assim possibilidade de se entender que tenha
havido um espaço de tempo entre os dois. Eles estão unidos na mesma
sentença, descrevendo o mesmo ato criativo de Deus.

Ultimato - Os arqueólogos estão dizendo que o crânio achado há 24 anos
nos arredores de Belo Horizonte é de uma mulher que não tem os mesmos
traços físicos dos nossos indígenas e que teria vivido aqui há 11.500
anos. O que essa descoberta significa?
Douglas - Para mim esta descoberta significa uma evidência preciosa da
existência de habitantes neste continente que não devem ter chegado
aqui pelos meios tradicionalmente postulados. Basicamente, abre uma
nova perspectiva de estudar um povo até agora desconhecido que habitou
nesta região.
Lane - Naturalmente é cedo para estabelecer um veredicto. O crânio
achado 24 anos atrás ficou encostado até recentemente num museu e
somente gora tem sido investigado por pesquisadores. A constatação
depende de reconstruções que os pesquisadores julgam altamente
confiáveis para estabelecer o tempo de vida, mas o assunto é muito
complexo. Além do mais, cientificamente é difícil estabelecer teorias
baseando-se em evidências isoladas. Certamente, outras ossadas foram
descobertas no mesmo local ou em outras regiões do país. Foram feitos
testes semelhantes? Mas, de todo modo, o que essa descoberta irá
provocar será um estudo mais aprofundado da região e das teorias sobre
a ocupação das Américas.

Ultimato - Toda a problemática entre o criacionismo e o evolucionismo
teria começado com a publicação da principal obra de Charles Darwin em
novembro de 1859?
Douglas - Como todo trabalho científico, as descobertas são feitas de
uma maneira que desafia o lógico. Nem sempre aquele que trabalha
durante mais tempo é o primeiro a chegar a um resultado. Neste caso
específico, um outro cientista, Wallace, estava desenvolvendo
trabalhos semelhantes, indicando que cientificamente havia chegado a
hora para o rompimento de barreiras. A meu ver, o problema básico não
é entre criacionismo e evolução, mas entre teísmo e naturalismo. No
primeiro, Deus criou o universo e ainda o sustenta. No segundo, há uma
tentativa de explicar o universo e, especificamente, o homem, sem
referência a Deus. O problema é realmente a idolatria, em que o lugar
de Deus é substituído por um princípio ou processo como, por exemplo,
o acaso.
Lane - Não. Em outros termos sempre houve o conflito de idéias sobre a
criação do mundo. O que se sabe hoje, mediante descobertas
arqueológicas, é que já há muito tempo havia outras concepções sobre a
origem do universo. A mais conhecida é Enuma Elish, um relato
mesopotâmico da origem do universo. O próprio registro bíblico no
Antigo Testamento contesta essas visões de mundo dos povos antigos. O
Salmo 104, por exemplo, faz a afirmação de Deus como soberano da
criação num contexto em que se atribuía caráter divino aos elementos
da criação.
segue...