ARTIGO parte IV
criacionismo X evolucionismo
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criacionismo X evolucionismo
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19/01/09
20h57min.
sete vezes na história bíblica da criação (Gn 1.1-2.3), deve ser
interpretada como um período de tempo de 24 horas. Como pode ser isso,
se os luzeiros "para marcarem os dias, os anos e as estações" (Gn
1.14, BLH) foram formados no quarto dia?
Douglas - Parece-me que a palavra yom pode ser entendida pelo menos de
três maneiras: a) como dia, aproximadamente 12 horas, em contraste com
noite; b) como dia de 24 horas; c) como uma era. O intérprete deve
decidir o que é mais apropriado em cada texto. Uma explicação é que os
quatro atos da criação nos três primeiros dias descrevem a criação de
espaços, e os quatro atos dos últimos três dias correspondem ao
preenchimento destes espaços. Desta forma, a criação nos seis dias é
uma resposta à descrição do versículo 2, de "um universo sem forma e
vazio". Então os luzeiros correspondem a criação de luz no primeiro
dia. Segundo esta explicação, a seqüência no texto não é cronológica,
mas, sim, segundo os temas. Gostaria de observar que o ano, o mês e o
dia são baseados nos movimentos da Terra e da Lua, mas não existem
explicações astronômicas para a semana. Se admitirmos que a lua tem
quatro fases, cada uma delas um pouco maior que uma semana. Mas
poderia-se falar em duas fases, o crescente e o minguante, porque o
número de fases é arbitrário. Parece-me que a semana tem origem
teológica, ou seja, Deus está ensinando a observância de seis dias de
trabalho e um de descanso, e, não, necessariamente que o universo
apareceu em 6 dias de 24 horas.
Lane - Esta é uma questão-chave. O dia de 24 horas só foi criado no
quarto "dia". A Bíblia usa a expressão "dia" para designar períodos.
Um bom exemplo disso encontra-se já em Gênesis 2.4: "Estas são as
origens dos céus e da terra, quando foram criados; no dia em que o
Senhor Deus fez a terra e os céus". A expressão-chave é "céus e
terra". Se interpretarmos literalmente, veremos então que não foram
criados no mesmo dia. Gênesis 1 relata que "os céus" foram criados no
segundo dia (Gn 1.8) e "a terra", no terceiro dia (Gn 1.10).
Obviamente, então, dia, em Gênesis 2.4, está falando de pelo menos
dois dias diferentes. Mas a outra maneira de compreender a expressão
"céus e terra", que é mais correta, é a que denota toda a criação. Na
poesia hebraica isto é chamado de merisma - a menção de elementos
extremos para se incluir tudo o que está entre os dois. É como dizer
"crianças e adultos" para incluir todas as idades, como os jovens e
adolescentes também. Deste modo, a expressão se refere a toda a
criação. Todavia, ao contrário do capítulo 1, este versículo está
falando de um dia em que foram criadas todas as coisas. Portanto, dia
pode se referir a épocas. Entretanto, ressalto, que esta interpretação
tem por base a própria evidência bíblica do uso da palavra dia. Sou
contrário à interpretação que tem por finalidade validar o texto
bíblico diante das teorias sobre a idade da terra. Isto seria uma
acomodação do texto bíblico, que julgo desnecessária.
Ultimato - A fórmula tempo + acaso = cosmo explica satisfatoriamente a
realidade e a complexidade da vida humana?
Douglas - Nos últimos anos, foram realizados trabalhos importantes,
questionando o processo aleatório como mecanismo eficiente para
explicar o desenvolvimento de seres complexos a partir de organismos
simples. Esses trabalhos indicam que há problemas muito sérios nas
transferências de informações. A conclusão é que opera-se um processo
guiado por um "desenho inteligente". Muitos evangélicos fazem a
conexão de que, embora esses trabalhos não afirmem que o autor deste
"desenho inteligente" seja o Deus da Bíblia, que não somente é
inteligente, como também é um Deus de amor, que pode ser conhecido
pessoalmente.
Lane - Não. Aliás, esta parece ter sido a problemática de Darwin,
quando, inicialmente, desenvolveu a teoria da origem das espécies.
Segundo ele, a teoria só faria sentido se houvesse tempo para
mudanças. Na época, ele foi criticado por matemáticos e físicos no
âmbito da compreensão de suas disciplinas sobre o tempo de existência
da terra.
segue...
20h57min.
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Ultimato - Alguns criacionistas afirmam que a palavra dia, que aparecePor: ROBERTO BONI CARDOSO
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sete vezes na história bíblica da criação (Gn 1.1-2.3), deve ser
interpretada como um período de tempo de 24 horas. Como pode ser isso,
se os luzeiros "para marcarem os dias, os anos e as estações" (Gn
1.14, BLH) foram formados no quarto dia?
Douglas - Parece-me que a palavra yom pode ser entendida pelo menos de
três maneiras: a) como dia, aproximadamente 12 horas, em contraste com
noite; b) como dia de 24 horas; c) como uma era. O intérprete deve
decidir o que é mais apropriado em cada texto. Uma explicação é que os
quatro atos da criação nos três primeiros dias descrevem a criação de
espaços, e os quatro atos dos últimos três dias correspondem ao
preenchimento destes espaços. Desta forma, a criação nos seis dias é
uma resposta à descrição do versículo 2, de "um universo sem forma e
vazio". Então os luzeiros correspondem a criação de luz no primeiro
dia. Segundo esta explicação, a seqüência no texto não é cronológica,
mas, sim, segundo os temas. Gostaria de observar que o ano, o mês e o
dia são baseados nos movimentos da Terra e da Lua, mas não existem
explicações astronômicas para a semana. Se admitirmos que a lua tem
quatro fases, cada uma delas um pouco maior que uma semana. Mas
poderia-se falar em duas fases, o crescente e o minguante, porque o
número de fases é arbitrário. Parece-me que a semana tem origem
teológica, ou seja, Deus está ensinando a observância de seis dias de
trabalho e um de descanso, e, não, necessariamente que o universo
apareceu em 6 dias de 24 horas.
Lane - Esta é uma questão-chave. O dia de 24 horas só foi criado no
quarto "dia". A Bíblia usa a expressão "dia" para designar períodos.
Um bom exemplo disso encontra-se já em Gênesis 2.4: "Estas são as
origens dos céus e da terra, quando foram criados; no dia em que o
Senhor Deus fez a terra e os céus". A expressão-chave é "céus e
terra". Se interpretarmos literalmente, veremos então que não foram
criados no mesmo dia. Gênesis 1 relata que "os céus" foram criados no
segundo dia (Gn 1.8) e "a terra", no terceiro dia (Gn 1.10).
Obviamente, então, dia, em Gênesis 2.4, está falando de pelo menos
dois dias diferentes. Mas a outra maneira de compreender a expressão
"céus e terra", que é mais correta, é a que denota toda a criação. Na
poesia hebraica isto é chamado de merisma - a menção de elementos
extremos para se incluir tudo o que está entre os dois. É como dizer
"crianças e adultos" para incluir todas as idades, como os jovens e
adolescentes também. Deste modo, a expressão se refere a toda a
criação. Todavia, ao contrário do capítulo 1, este versículo está
falando de um dia em que foram criadas todas as coisas. Portanto, dia
pode se referir a épocas. Entretanto, ressalto, que esta interpretação
tem por base a própria evidência bíblica do uso da palavra dia. Sou
contrário à interpretação que tem por finalidade validar o texto
bíblico diante das teorias sobre a idade da terra. Isto seria uma
acomodação do texto bíblico, que julgo desnecessária.
Ultimato - A fórmula tempo + acaso = cosmo explica satisfatoriamente a
realidade e a complexidade da vida humana?
Douglas - Nos últimos anos, foram realizados trabalhos importantes,
questionando o processo aleatório como mecanismo eficiente para
explicar o desenvolvimento de seres complexos a partir de organismos
simples. Esses trabalhos indicam que há problemas muito sérios nas
transferências de informações. A conclusão é que opera-se um processo
guiado por um "desenho inteligente". Muitos evangélicos fazem a
conexão de que, embora esses trabalhos não afirmem que o autor deste
"desenho inteligente" seja o Deus da Bíblia, que não somente é
inteligente, como também é um Deus de amor, que pode ser conhecido
pessoalmente.
Lane - Não. Aliás, esta parece ter sido a problemática de Darwin,
quando, inicialmente, desenvolveu a teoria da origem das espécies.
Segundo ele, a teoria só faria sentido se houvesse tempo para
mudanças. Na época, ele foi criticado por matemáticos e físicos no
âmbito da compreensão de suas disciplinas sobre o tempo de existência
da terra.
segue...