O Workshop sobre matrizes energéticas, aconteceu há pouco no Teatro Mário Covas e ficou lotado de pessoas que participaram nesta quinta-feira (21) do workshop do Conselho Especial de Petróleo e Gás Natural (Cespeg). O evento foi promovido pela secretaria estadual de Desenvolvimento, em parceria com a secretaria municipal de Planejamento, Economia e Gestão. Estiveram presentes o prefeito de Caraguá, Antonio Carlos, acompanhado do vice Antonio Carlos Jr., e o secretário de Planejamento, Economia e Gestão, Felipe Augusto. Além deles, participaram do workshop o secretário estadual de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, e o diretor executivo do Cespeg, José Roberto dos Santos. Alckmin divulgou ao público as ações em andamento e os projetos para o futuro no Estado. Ele destacou que o setor de serviços, fonte terciária na economia, será a área que mais vai crescer nos próximos anos. Aliado ao desenvolvimento turístico dos municípios haverá a expansão das indústrias. “São Paulo será o estado do petróleo e gás. Isso demandará um conjunto de medidas sustentáveis”, destacou. Na área de educação tecnológica, Geraldo Alckmin informou que o governo estuda novos cursos para atender a demanda do petróleo. Em parceria com a prefeitura de Caraguá, a cidade ganhará sua primeira Escola Técnica (ETEC), a partir de agosto, com os cursos de Contabilidade e Logística, todos com duração média de 18 meses. “De cada cinco formados na ETEC, quatro são empregados no mercado de trabalho”, lembrou Alckmin. Após os pronunciamentos, participantes e representantes de empresas, governo estadual e prefeituras discutiram assuntos referentes aos royalties, planejamento ambiental, oportunidades para as empresas paulistas, projetos futuros da Petrobras, planos e ações dos municípios para as atividades ligadas ao petróleo. E isso nos remete a uma postagem minha anterior ( Caraguá Articula Rodo em São Sebastião ), que -sinceramente- espero não ter qualquer relação com a atual informação. Foi um dia de debates muito interesantes, e devo admitir que a cidade de Caraguatatuba vem fazendo muito bem o dever de casa.
21/05/09 - 18h48min. - adelsonpimenta@ig.com.br - BLOG