sexta-feira, 8 de maio de 2009

GERDAU AQUECE O PORTO DE ANGRA

Segundo informe oficial da Prefeitura de Angra dos Reis, a empresa Gerdau movimentará cargas no município através da linha férrea. A empresa trará ao município, a partir da próxima semana, 5 mil toneladas de material siderúrgico. A carga será transportada por navio no mês de junho. A Prefeitura, ao que parece, vem investindo nas relações institucionais e nos diálogos com as empresas para que se utilizem dessa parte da logísitca, movimentando cargas pela malha ferroviária, em detrimento da rodoviária. A Votoram, do grupo Votorantim, está propensa a operar aqui no município, vai depender da negociação com a FCA. Fizemos um jogo duro e os resultados estão começando a aparecer-disse o secretário de Atividades Econômicas, Alexandre Tabet.
OPINIÃO
Na verdade, o que percebo mesmo é que muito embora os discursos esbanjem otimismo e boa vontade, a prática tem se mostrado muito dura para com os trabalhadores do setor portuário e, principalmente, para a expectativa gerada em torno de todos os setores produtivos economicamente, que estão numa só letargia. O governo municipal, a meu ver, não tem tido a capacidade de reação suficiente para estimular um ambiente de negócios em suas expensas. Essa observação é ainda mais dramática se sobreposta na abordagem dessas políticas de incremento econômico dos municípios vizinhos. Tenho algumas ideias a expor acerca do assunto, como já o fiz em várias análises, mas -frente a soberania de algumas poucas visões individualistas- prefiro agora só especular. Mas entendo que, se o staff gerencial do governo local não rever os seus quadros aos quais foram confiadas responsabilidades muito acima de suas capacidades de realizações, temo não pelo futuro da cidade, mas já pelo presente. Sugiro ao prefeito que atente para a luz amarela acesa em seu governo, principalmente no que tange ao setor responsável pelo desenvolvimento econômico.
08/05/09 - 22h31min. - adelsonpimenta@ig.com.br - BLOG