sexta-feira, 30 de abril de 2010

PREFEITURA RESPONDE

 POR E-MAIL
--------------------------
Prezado Adelson Pimenta, bom dia

Em relação a sua postagem intitulada “Essiomar economiza na verdade”, gostaríamos de esclarecer o seguinte:
O vice-prefeito de Angra dos Reis, Essiomar Gomes, está correto ao fazer tal afirmação a partir do momento em que a prefeitura de Angra, através do Sistema Autônomo de Água e Esgoto (Saae), está executando uma série de importantes obras e projetos em diversos bairros do município que, em breve, trarão mais qualidade de vida aos seus moradores.
Em Monsuaba, o Saae deve concluir dentro de quinze dias, as obras da estação de tratamento de esgoto do bairro, parte importante do processo de despoluição da praia local. Na Itinga está sendo executada a rede de distribuição de água potável; no Parque Mambucaba, a rede de distribuição de água está sendo redimensionada, nas ruas que estão sendo pavimentadas; na Japuíba, já estão em fase de conclusão as obras das redes de água e esgoto do morro Bela Vista; na Água Santa está em andamento a rede de abastecimento de água. Como você pode notar, são obras de fundamental importância para o bem-estar da população desses bairros.
A Vila do Abraão, na Ilha Grande, também é alvo de grandes investimentos da Prefeitura de Angra, através do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) do Ministério do Turismo, em parceria com o Governo do Estado. Ao todo, estão sendo investidos R$ 4,8 milhões em diversas obras, como a construção de um novo reservatório de água potável, nova estação de tratamento de água, nova rede adutora e estações elevatórias. No que tange ao esgoto do Abraão, o projeto prevê a duplicação da capacidade da estação de tratamento de esgoto, assim como a instalação de geradores na redes elevatórias, para que não haja problemas no caso de falta de energia. As praias do Provetá, Araçatiba e Saco do Céu, todas na Ilha Grande, também estão recebendo obras de tratamento de esgoto.
Ainda há também o projeto de saneamento da bacia do Centro da cidade. Em primeira mão, informamos que nesta sexta-feira(30) acontece uma reunião entre o Saae e a Caixa Econômica Federal (CEF), para tratar da liberação da ordem de serviço para o início dessa grande obra, que vai tratar o esgoto de todo o Centro da cidade, abrangendo desde o Morro do Abel até o bairro Marinas. Ao todo serão investidos R$ 18,7 milhões em obras que serão executadas no prazo de 24 meses. O prefeito Tuca Jordão e o vice Essiomar Gomes receberam a boa notícia do ministro das Cidades, Márcio Fortes, e do senador Francisco Dornelles, no último dia 30 de março, em Brasília.
Finalizando, informamos também que, de acordo com o presidente do Saae, Carlos Alberto Marcatti, está em fase de licitação a contratação uma empresa especializada em estudos e projetos que vai auxiliar a autarquia em seu processo de autossustentabilidade, execução de projetos de engenharia de água e esgoto, além de estudos de impacto ambiental. Os recursos virão através do programa Saneamento para Todos, do Ministério das Cidades.
No mais, agradeço a atenção dispensada e nos colocamos à disposição para qualquer esclarecimento posterior.


Atenciosamente

Regina Bráz
Subsecretária de Comunicação
Prefeitura de Angra