terça-feira, 25 de maio de 2010

MONITORAMENTO E PREVISÃO DE TEMPO

PAUTA DO LEITOR
( Por e-mail )
NOTA OFICIAL
------------------------------------------
Prefeito vai ao INPE para dar início à contratação do Angra Tempo
Sistema vai possibilitar previsões meteorológicas mais precisas
-------------------------------------------------------------

O prefeito de Angra dos Reis, Tuca Jordão, e o secretário de Governo e Defesa Civil, Carlos Alexandre Soares, fizeram, dia 24 de maio, uma visita ao Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE), em Cachoeira Paulista (SP). Acompanhados dos técnicos da Defesa Civil Municipal, Edmilton Fonseca e Gilberto Nóbrega, eles se reuniram com o chefe da Divisão de Satélites e Sistemas Ambientais, Carlos Frederico Angelis, o chefe da Divisão de Operações, Antônio José Aravequia, e o gerente técnico Willian Escobar.

O objetivo foi reunir informações para a contratação do Sistema Integrado de Informação Meteorológica, Monitoramento e Previsão de Tempo – Angra Tempo. Com a aquisição do serviço será possível obter previsões mais precisas, a partir da instalação de pluviômetros, sirenes, radar capaz de atingir até 70 k e da medição de nível de rios.

Atualmente, a previsão é feita pelo INPE para toda região Sul Fluminense. Com a instalação do sistema em Angra, será possível fazer previsões específicas para o município, beneficiando, inclusive, cidades próximas como Paraty, Rio Claro e Mangaratiba. A instalação do sistema, orçada em cerca de R$ 3 milhões, será feita com recursos próprios e com previsão de conclusão até o final do ano.

O INPE - órgão sem fins lucrativos - tem a missão de produzir ciência e tecnologia, além de oferecer produtos e serviços singulares em benefício do Brasil. O instituto é referência nacional e internacional nas áreas espacial e do ambiente terrestre pela geração de conhecimento e pelo atendimento e antecipação das demandas de desenvolvimento e de qualidade de vida da sociedade brasileira.

Subsecretaria de comunicação
(24) 33652110 / 33653476 / 33687296
FAX: (24) 33651255
CELULAR PLANTÃO: (24) 99623149
http://www.angra.rj.gov.br/