segunda-feira, 13 de setembro de 2010

RIO ÓLEO E GÁS

O Blog Sindicatão, escrito pelo FELIPE CHULIPA, traz em destaque fotográfico o 1° dia (abertura) do mega encontro "Rio Óleo e Gás", que é realizado a cada dois anos e considerado o maior evento do setor da América Latina, e encerra sua postagem com alguns questionamentos interessantes. A organização é do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás e Biocombustíveis - IBP. O setor da economia tem profundo recorte na área de derivados de petróleo e consumo dependente de gás, e isso tem movimentado bilhões de dólares, e ainda mantém a expectativa de muito mais investimentos. 

Neste evento, diversas questões relacionadas ao setor deverão ser debatidas, entre as quais a falta de mão de obra qualificada, infraestrutura, marco regulatório, royalties, transporte, enfim, as muitas demandas estimadas. Só para se ter uma idéia, a recém-criada Superintendência de Petróleo e Gás da Caixa Econômica Federal pretende encerrar 2010 com desembolsos de 2,5 bilhões a 5 bilhões de reais em 2011, segundo a direção do banco estatal. A expectativa da organização é que ao menos 40 mil pessoas compareçam e participem do evento, pois há muitas novidades nesse mercado global. 

Tudo isso ocorre ainda no exato momento em que a Petrobrás se abre para capitalizar, e expõe suas ações aos novos negócios. Nesse sentido é que compreendo a chamada feliz feita pelo sindicalista angrense, CHULIPA, quando cobra maior participação das lideranças angrenses e cita a ausência de representantes do governo e do Legislativo  municipal. Angra é líder nacional em exportação justamente sobre um produto que inacreditavelmente não produz, o petróleo. Realmente é lá que o governo deveria estar, participando. Se de fato não  estiver, comete uma falha.
-
23h13min.    -       adelsonpimenta@ig.com.br

Nenhum comentário: