quarta-feira, 5 de setembro de 2012

ENTREVISTA DOS CANDIDATOS DE ANGRA NA TV RIO-SUL

Os candidatos a prefeitura de Angra, FERNANDO JORDÃO do PMDB, e CONCEIÇÃO do PT, participaram de um quadro de entrevistas na TV Rio-Sul, retransmissora da TV Globo na região Sul Fluminense e Costa Verde. 


OPINIÃO
O primeiro a ser entrevistado foi o candidato do PMDB, e em seguida a do PT, de acordo com sorteio que ocorreu previamente com a presença da assessoria dos candidatos. Foram reservados 8 minutos para cada entrevista.


FERNANDO JORDÃO
O candidato falou que construirá 10 mil casas para correção do déficit habitacional e para um amplo programa de desmobilização social de imóveis que estejam localizados em encostas e áreas de iminentes riscos como deslizamentos e alagamentos; falou também sobre a malha viária e atuação firme pela melhoria no programa 'de subsídio ao transporte público que levou a passagem a R$ 1, de maneira que o cidadão passe a utilizar mais os serviços de transporte coletivo com qualidade e fazendo com isso o desafogamento da região central propiciando condições mais aceitáveis de mobilidade urbana, entre outras coisas.
Crítica
Fico receoso quanto a viabilidade dessa proposta de construção de 10 mil novas casas. Ora, como se sabe, para que novos adensamentos sejam propostos se faz necessário também um redimensionamento de toda a infraestrutura, afinal a água já falta nas torneiras das residências por baixo investimento nesta agenda, além de haver um outro problema em relação a coleta de lixo e tratamento do saneamento básico. Fora isso, há questões das matrículas escolares, deslocamentos, enfim, é preciso que o candidato seja mais detalhista em relação a essa boa proposta, por hora um discurso simpático mas carente de detalhes. No que se refere ao programa 'Passageiro Cidadão', resta provado o acerto da iniciativa por parte do Prefeito TUCA JORDÃO, de forma que ainda fica disposto ao próximo governante um amplo Estudo Técnico da Coppe/UFRJ para outros capítulos necessários para um sucesso ainda maior do programa. De toda sorte, a sua investida nesse sentido para desafogar a região central é uma assertiva do candidato, sem dúvidas.


CONCEIÇÃO RABHA
A candidata falou em projeto habitacional também para correção do déficit habitacional, mas não declinou sobre quantitativo, se limitando a dizer que é do mesmo partido que o do Governo Federal, afirmando que buscará as parcerias institucionais para construir novas casas. Também usou o programa da passagem a R$ 1 para afirmar que buscará aprimorá-lo no sentido de desafogar a região central da cidade. Criticou bastante o sistema de saúde pública da cidade e disse que construirá 6 policlínicas, enfatizando que já há médicos especialistas no Município, bastando valorizá-los.

Crítica
Ao se negar em falar em quantitativo de novas casas que pretende construir, a candidata procura não ficar refém de uma proposta com a qual não consiga dialogar em sua eventual gestão, de maneira que ao dizer que construirá com parcerias já resume que fará alguma coisa, mas falou disso com timidez, além de ter ignorado o fato de que seu adversário é de um partido que compõe a coalizão de forças políticas do Governo Federal, portanto, a fonte é a mesma citada por ambos na busca de parcerias. No que se refere a manutenção do programa 'Passageiro Cidadão', a candidata depõe contra a atitude de seu partido na Câmara Municipal que se absteve da aprovação desse programa encaminhado pelo prefeito TUCA JORDÃO. Ela discursa, nesse sentido, ciente do sucesso do programa que já tem 101 mil pessoas cadastradas, buscando eleitoralmente dividendos desse grande benefício social na cidade. Por fim, ela não tocou no assunto do 'trem' nem falou mais em municipalizar o custeio já estadualizado do Hospital da Japuíba, e acrescentou mais 2 novas policlínicas - além das 4 que já havia prometido na entrevista que concedeu ao jornal angrense 'Maré', e deixou vago demais essa questão dos médicos.

Por isso é que eu digo:_a como faz falta os debates entre os candidatos, principalmente aqueles em que o eleitor participa diretamente, para que o voto seja cada vez mais consciente. O número de indecisos é assustador, de acordo com as pesquisas e estes, salvo melhor leitura, estão à espera de algo a mais do que já foi apresentado até aqui pelos dois candidatos.
-
13 horas        -           adelsonpimenta@ig.com.br

Nenhum comentário: