segunda-feira, 3 de setembro de 2012

O TEBIG - MINHA NOVA COLUNA

Minha coluna na edição nova do jornal 'Voz da Costa Verde', espero que gostem.


O TEBIG 
A Petrobras enfim jogou a toalha em relação ao seu mais viável projeto de infraestrutura para escoamento da produção do Pré-Sal e exportação de petróleo, que era o Terminal da Baia da Ilha Grande - o TEBIG, e já estuda alternativas para investir em um novo Terminal para atender exponencialmente ao Comperj. Ao menos é isso que informa uma ampla matéria da revista Brasil Energia que, assustadoramente diz que o Governo do Estado do Rio não descarta a possibilidade de que a cidade de Itaguaí venha a ser a sede desse novo empreendimento, sem contar que a estrutura privada do Porto Açu (leia-se Eike Batista) também está sendo considerado. Cabe aqui uma leitura mais crítica.

O secretário Estadual de Ambiente do Estado, o petista Carlos Minc, mesmo sem ter qualquer subsídio técnico, coordenou um grupo de trabalho criado por Decreto do governador, tendo elaborado um Parecer contrário ao projeto, desconsiderando as contraposições embasadas e bem formuladas feitas pelo Relatório produzido tecnicamente pelo grupo de trabalho da Prefeitura de Angra - criado também por decreto pelo Prefeito Tuca Jordão. Noves fora, uma ditadura ambiental do governo estadual. A política de desenvolvimento econômico do Estado, sob a tutela do Secretário Júlio Bueno, por sua vez, ignora o fato de Angra ser um pólo que convive harmoniosamente com indústrias, entre as quais a do turismo - há anos, e direciona todos os investimentos privados e públicos para outras regiões do estado em detrimento da Costa Verde, sob a bandeira da preservação ambiental. 

Por fim, como se vê, o discurso não cola, não dialoga com a realidade dos fatos, não justifica a mão forte e pesada do Governo do Rio pela desindustrialização de Angra e Região, já que, no caso de Porto Açu é que ocorre danos ambientais de dimensões apavorantes; e no caso de Itaguaí - qualquer movimentação nas águas da Baia de Sepetiba terminam poluindo a Baia da Ilha Grande pela corrente natural da maré, e não precisa ser um oceanógrafo para saber disso. O que me resta provado é que o Governo do Rio não gosta de Angra, talvez goste de alguns empresários e suas mansões, mas não de nossa gente, de nossa grande população. Corrijam-me, por favor, quero muito estar equivocado.
-
02h21min.       -        adelsonpimenta@ig.com.br

Nenhum comentário: