quarta-feira, 14 de novembro de 2012

ROYALTIES: PACTO FEDERATIVO EM XEQUE

Olá, amigos e leitores deste blog, boa tarde.
Enfim, retomo minhas atividades, após ter separado uns dias para um recreio com a família.

A questão dos royalties do petróleo é o cerne da questão financeira do Estado do Rio e de Municípios produtores e confrontantes, e os congressistas foram irresponsáveis ao jogar para a galera e desconsiderarem os efeitos nocivos da atividade deste mercado para as cidades atingidas pelos empreendimentos e/ou operações do mercado do petróleo. Na verdade me desliguei de tudo para me dedicar integralmente ao passeio com a família e agora vou estabelecer vários contatos, acessar todo o conteúdo possível dessa literatura específica e fazer uma avaliação mais sucinta acerca do assunto. 

Passivos
O fato é que, cidades como as de Angra dos Reis/RJ e São Sebastião/SP serão prejudicadas no frigir dos ovos dessa conversa, e isso é irremediável. Os deputados não levaram em consideração o crescimento populacional exponencial e suas demandas urbanas, sociais e ambientais para os municípios vetores diretos desse progresso nacional; a pujança tem suas consequências. Para citar um mero exemplo, a cidade de São Sebastião/SP, tem mais da metade de sua região central tomada por instalações da Petrobras, uma única e estrangulada rodovia contra a cidade com caminhões e carros de passeio, enfim, e passará a ser tratada pelos recursos dos royalties do petróleo como uma cidade que sequer conhece uma instalação desse porte - isso é injusto.
  
Pacto federativo em xeque
Arrisco em dizer que os congressistas brasileiros abriram terrível precedente e podem ter mandado às favas o pacto federativo. Não vai demorar para que haja uma reação em cadeia no Congresso Nacional com deputados e senadores apresentando medidas formais pela distribuição igualitária das riquezas dos minérios brasileiros, dividendos das hidrelétricas e isso tende a virar uma loucura só. Como disse, vou pesquisar criteriosamente os detalhes dessa intrincada equação e tornarei a falar sobre a matéria. O Brasil consciente está contando com a Presidente DILMA.
-
17h44min.      -        adelsonpimenta@ig.com.br

Nenhum comentário: