domingo, 30 de dezembro de 2012

ANGRA: ORÇAMENTO 2013 E A LEITURA POLÍTICA

A votação do Orçamento Municipal de Angra dos Reis para 2013 trouxe a possibilidade de algumas leituras políticas acerca do evento, e eu faço uma aqui em meu blog. Há outras, é claro - e eu respeito, e gostaria de conhecê-las.

O Vereador LEANDRO SILVA, (atual Presidente da Comissão de Finanças e eleito vice-prefeito para a próxima gestão), ignorou a pecha de "pastel de vento" que tenta lhe impor seu novo desafeto político, e impôs-lhe uma derrota com sua articulação. Explico: O Vereador JOSÉ ANTONIO, (atual Presidente da Câmara Municipal), tentou aprovar uma Emenda ao Orçamento que eliminava a previsão legal de remanejamento em até 30% sobre os recursos municipais pela Prefeita eleita CONCEIÇÃO RABHA, e a medida foi rejeitada unanimemente - por articulação de LEANDRO. Pois bem, há uma leitura que já pode ser feita aqui sobre o futuro imediato:

a) JOSÉ ANTONIO, que de bobo não tem nada, já se declarou oposição ao governo petista, mas isso é pouco, e, aproveitando-se do momento, mesmo reconhecendo publicamente ser "minoria" e dizer que a "máquina virá como rolo compressor", agiu estrategicamente para delimitar sua área de atuação - e já disse que fará um papel mais incisivo com seus questionamentos e fiscalização sobre o Executivo. Tendo sido previamente lançado à presidência da Casa pelo Deputado Federal FERNANDO JORDÃO, e este não tendo ganho a eleição, o Vereador teve seu pleito enfraquecido, mas sabe que o eleitor mandou uma mensagem clara nas urnas de renovação, e pode estar apostando em arrebanhar corações e mentes com um discurso mais dinâmico e oposicionista, afim de ser visto como futura opção eletiva para o eleitorado angrense. Não iria para tão alto risco contra um governo recém eleito e que será empossado nas próximas horas, nem provocaria certo desgaste em suas relações políticas com o vice, se não tivesse um objetivo prático e eleitoral definido - se vai lograr êxito é outra coisa, mas política é isso, é risco também.

b) LEANDRO SILVA, por sua vez, ajudou a reorientar parte das diretrizes orçamentárias num trabalho conjunto com a Comissão de Transição. Num estilo menos espalhafatoso, agiu nos bastidores para desidratar as pretensões do atual Presidente do Legislativo nas mexidas sobre o Orçamento, não permitindo que a sanha fosse adiante já que, se aprovada, teria elementos para bifurcar o Orçamento. Mas não foi só isso, LEANDRO também ajudou no convencimento de seus pares para que Emendas orçamentárias sobre convênios de transferência de recursos para ONGs com fins sociais e educativos - já em curso - não fossem aprovadas, deixando que a gestão do novo governo faça os devidos ajustes com cada entidade e, ao mesmo tempo, tirando de seu "apelidador" a chance de fazer a média política com suas bases - que viriam por meio de tais Emendas. 

R$ 933 milhões em 2013:
O Orçamento aprovado estima uma receita de R$ 933 milhões para o ano que vem. LEANDRO se mostrou capaz de promover o diálogo institucional e político com a Câmara - e estaria cacifado pelo mandato de vice prefeito também, mas optou por assumir a Secretaria de Ação Social. À priori, a função de patrocinar esse diálogo contante pelo Executivo com os vereadores ficará com a advogada MÔNICA GIBRAIL, que, salvo engano, será a Subsecretária de Política do Governo, e tem a confiança da Prefeita eleita. Mas, avista-se na disputa de agora os planos para o futuro, quando tanto LEANDRO quanto JOSÉ ANTONIO alimentam pretensões eleitorais, podendo ser candidatos a Deputado, quem sabe para o mesmo destino. 
Senhoras e Senhores, ao jogo.
Fotos: Google/Blog do Max
-
19h06min.     -      adelsonpimenta@ig.com.br 

Nenhum comentário: