sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

TRECHO DE UM ARTIGO DO 'VALOR' PARA ILUSTRAR A POLÍTICA DE ANGRA

Tomando por empréstimo uma parte do excelente artigo do Altamiro Velludo Salvador Netto (Professor Doutor da Faculdade de Direito da USP), publicado no 'Valor' de hoje (7), e empregando no caso do caldeirão político de Angra, deixo o registro:

"...sobre as lições de Karel Kosik, filósofo marxista de origem tcheca, que publica em 1963 sua mais famosa obra intitulada "Dialética do concreto". Partindo do materialismo dialético, afirma ser a tarefa do pesquisador a superação das aparências para o alcance das essenciais"

Só isso já é uma referência brilhante, mas o artigo continua...

"Em suma, nossas ferramentas sensoriais são importantes, porém mostram apenas parte da realidade ou, até mesmo, levam-nos ao engano. Desvendar o oculto, a essência dos objetos, portanto, é a razão da ciência".

Perfeito. Alterando só o fim da frase que ele fecha esse trecho de seu artigo em que trata sobre a essência do direito na Ação Penal 470 (o Mensalão), para contextualizar com o cenário politico angrense, também pergunto:_ Qual seria então a essência dessas últimas ações?

Da mesma maneira que ele enfatiza sua condição da oralidade, o faço:

"Tal pergunta, para ser satisfatoriamente respondida, demandará futuros e profundos estudos a respeito do caso".

É isso. Perfeito.
Recomendo que leiam o artigo na íntegra.
Boa leitura

-
16h15min.       -       adelsonpimenta@ig.com.br

Nenhum comentário: