terça-feira, 15 de janeiro de 2013

ANGRA: QUAL A MENSAGEM DAS URNAS?

Em Angra, o eleitor está depurando. Ora, o dever cabe mesmo é aos partidos políticos, mas se estas agremiações não o fazem, quem vai às urnas cuida de fazê-lo. Nas últimas eleições o eleitor votou, mas com o voto deixou uma mensagem. É o que penso.
Infográfico do portal 'UOL'

Foram 330 Seções apuradas, ou seja, 110%
+ Foram 117.456 votos totalizados
+ Foram 89.850 votos válidos, ou seja, 93,23%
+ Foram 21.084 abstenções , ou seja, 17,95%

OPINIÃO
Eu comecei escrevendo este artigo crendo que o desafio dos políticos fosse o de achar o discurso. É, isso mesmo, achar. Mas, quanto mais estudei o assunto e mais fiz variáveis com os resultados, fui tendo a certeza de que nada sei. O eleitor é surpreendente. Avaliar resultados por ângulos diferentes da lógica e da matemática é muito difícil.  Qualquer que seja o resultado, este nunca será conclusivo. Se eu escrevesse que o eleitor deseja um governo forte, austero e com realizações que estejam ao alcance de seus anseios, teria todo sentido. Se eu dissesse que há espaço para uma oposição inteligente, discursiva, com a apresentação de um leque de propostas inovadoras e alternativas, também teria seu efeito prático. E ainda, se eu falasse que o eleitor começa a mostrar-se descrente nas propostas e nos políticos, que a tendência é o aumento do fosso entre os candidatos e os eleitores, motivo pelo qual o absenteísmo tende a aumentar a cada eleição, também teria nexo com os fatos. Portanto, não cabe uma simples leitura sobre o que está ocorrendo no pensamento coletivo, mas pesquisas. Eu vou continuar estudando, conversando com as pessoas e tentar a promoção de alguns debates acerca do assunto, e continuarei a escrever neste blog em busca da compreensão, da resposta dessa mensagem deixada nas urnas pelo eleitor. 
-
10h20min.    -     adelsonpimenta@ig.com.br 

Nenhum comentário: