quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

COMBINARAM COM O ADVERSÁRIO?

Os contadores dos causos futebolísticos dizem que em 1958 (faz muito tempo), numa preleção de um importante jogo entre a seleção brasileira de futebol contra a União Soviética, o técnico brasileiro, FEOLA, reuniu os jogadores e passou a estratégia do jogo. Segundo NELSON CORREA, o técnico disse como cada um faria de modo que o caminho ficaria livre para o GARRINCHA fazer o gol. Mas, quieto e ouvindo sem muito interesse a preleção, e com a camisa jogada no ombro, GARRINCHA perguntou ao técnico: "Tá legal, seu Feola, mas o senhor já combinou tudo isso com os russos?". 
Clique -aqui- e leia a Teoria dos Jogos, é muito divertido.

Então, tomando por base o exemplo acima, diria que o que aconteceu em Angra no dia de hoje (10) sobre a política local foi algo muito parecido. Faltou combinar com os "adversários". Na eleição para a definição das Comissões Permanentes da Câmara Municipal, o Governo petista ficou sem o comando das principais Comissões, como as de Finanças, que ficou com o Vereador CARLINHO SANTO ANTONIO que é do PMDB, partido do principal adversário do grupo petista, o Deputado Federal FERNANDO JORDÃO; e com o  Vereador THIMÓTEO CAVALCANTI, que é do PR, partido do ex-deputado AURÉLIO MARQUES, ficou a poderosa Comissão de Constituição e Justiça. Ou seja, a chapa que concorreu contra a chapa petista, ficou com as Comissões mais disputadas. A Prefeita CONCEIÇÃO RABHA trabalhou pela construção de uma base de sustentação que lhe garantisse governabilidade, mas precisou fazer acordo com a oposição, já que elegeu minoria, mas, passada a eleição da Mesa Diretora, tudo volta a estaca zero, e agora a oposição também ocupa espaços.

O fato é que, numa leitura mais imediata, fica a impressão de que os dois membros da poderosa família precisam rever suas estratégias de trabalho, e suas assessorias. Ora, na Câmara, o Presidente JORGE EDUARDO (que é sobrinho da prefeita), não teve articulação para dar ao PT, fiador de sua eleição no comando da Casa, o comando dessas Comissões, além de ter perdido no voto sobre o horário de Sessão Legislativa; e a Prefeita CONCEIÇÃO, que viu sua base ruir e seus vereadores comerem bolo na primeira prova de fogo na Câmara, com falhas da liderança do governo, e também das pessoas que estejam com sua determinação para articularem política e institucionalmente. Ambos precisam rever rápido as coisas, sob pena de perderem a capacidade de interlocução, e não trato aqui de questões técnicas, por hora as perdas são políticas para o Governo. Por que não reler o que escrevi em 17/12/12?: "As escolhas da Prefeita eleita de Angra"
É o jogo!
-
21 horas    -     adelsonpimenta@ig.com.br

Nenhum comentário: