segunda-feira, 17 de junho de 2013

ANGRA: DUELO POLÍTICO DOS QUE ALIMENTAM A MESMA PRETENSÃO ELEITORAL

Clique sobre as imagens e visualize-as melhor´
X

Eles já assinaram cheques juntos, já dividiram assinaturas em documentos oficiais, autorizaram juntos o pagamento de mais de um milhão de reais na compra de um terreno para a Câmara, mas hoje estão em lados opostos - e se atritam beirando a rispidez das palavras. Ele estarão juntos novamente, só que em campos opostos e disputando uma cadeira para o mesmo lugar - a ALERJ. José Antonio, o vereador comunista de Angra, tenta encampar o discurso e prática da oposição, tentou se eleger novamente à presidência do Legislativo municipal para este primeiro biênio de 2013 mas não logrou êxito, jogou a toalha. Faz uso da tribuna legislativa para azucrinar o outro. O pedetista Leandro Silva ascendeu à condição de vice-prefeito de Angra e Secretário de Ação Social no Município; vencido o primeiro semestre caiu da Secretaria e passou a ser o elo político do Governo com o mundo externo. Faz uso das redes sociais para fustigar o outro.

Ambos tiveram trechos de suas vidas pessoais e familiares noticiados pelo mesmo jornal da cidade; o primeiro num passado mais distante, e o segundo no momento mais atual. Eles duelam por legendas consideradas medianas e jogam suas fichas nessas prévias para conquistar corações e mentes do eleitorado local, um pelos que se opõem ao PT no poder, outro pelos que apoiam o PT no poder. Da disputa eleitoral que se avizinha, já travam uma guerra pela propriedade política do debate. Mas, o viés é pragmático, não ideológico nem programático - por enquanto. Nessa mesma linha, ambos presidem suas legendas na cidade - e possuem maioria no Diretório, gozam de mandato eletivo e cada um tem mais um vereador ao seu lado - o PCdoB com Helinho, e o PDT com Jean.

Eles, enfim, foram amigos e aliados, votaram um no outro; hoje são adversários - quase inimigos, oponentes políticos, e disputam um assento para a mesma Casa. Se ambos se elegerem, quem garante que não voltam unidos com mais força para uma disputa municipal em 2016, ou que se mantenham no estranhamento político e disputa eleitoral por uma cadeira no principal gabinete do palácio Raul Pompéia em 2016? Nessa, eles vão se mantendo em evidência, mas não é possível ainda antecipar até que ponto isso os fará colher bons frutos da estratégia. Ambos são excelentes oradores - até mesmo por profissão, um advogado com vários tribunais de juri na bagagem, outro comunicador nato com experiência de rádio e cerimoniais. Eles se parecem iguais, mas eles querem e estão tentando se mostrar diferentes.
É o jogo!
-
21h39min.    -     adelsonpimenta@ig.com.br

Nenhum comentário: