sexta-feira, 21 de junho de 2013

ANGRA:MANIFESTO POPULAR E OPINIÃO

Olá, bom dia.

Em Angra/RJ, foi um dia à parte, um momento especial. O cidadão dialogou pelas redes sociais e ontem (20) foi às ruas manifestar, protestar. A ordem e a civilidade deram o tom da mobilização, o que demonstra pessoas conscientes de seu papel no contexto. Mais que isso, resta claro que o senso crítico da nossa sociedade está aguçado. Há várias leituras possíveis de serem feitas e nenhuma delas é definitiva. 

Conversei com amigos e leitores deste blog em Angra para saber de suas opiniões. O jornalista Jesiel Ferreira (jornal 'A Cidade'), a quem pedi que definisse em poucas palavras o movimento, como se estivesse escrevendo no twitter, resumiu assim o ato: "foi um movimento ordeiro, acompanhado de perto pela polícia, mas que também teve problemas no final". Perguntei então quais seriam esses problemas, e ele falou: "fecharam o trevo da entrada do marinas por alguns minutos e colocaram fogo num carro abandonado no balneário agora a pouco" Não cabia dentro dos 140 caracteres do twitter, mas foi razoável. rs O 1° suplente do PMDB à vereança local, Léo Marmoraria, me contou ter ido ao evento e participado, e acrescentou que: "A energia do povo é algo diferenciado, como é bom estar junto da população", ao que aprovou a mobilização. 

O vice-prefeito da cidade, Leandro Silva, quando perguntei se havia ido prestigiar o evento, me disse que não foi, completando assim: "É um movimento do povo, não cabe político no meio, não pega bem. É do povo e isso precisa ser respeitado". Com o deputado federal Fernando Jordão, estava esta declaração, quando perguntei o que tinha a dizer: "Só nos resta, a nós políticos, interpretar e entender a voz do povo. Nós é que nos distanciamos da população. Precisamos fazer as reformas necessárias, mudar nosso jeito de exercer mandato, respeitar o voto e a representatividade política. O único cuidado que precisa se ter é para que baderneiros não se aproveitem desse momento, como estão fazendo em muitos lugares, para fazer arruaça em nome de tão nobre causa", finalizou. No twitter daria várias inserções. rs Tentei contato com o deputado federal Luiz Sérgio, mas não consegui.

Com a Prefeita da cidade, Conceição Rabha, que me atendeu pela primeira vez, minha pergunta foi se ela havia sido procurada por algum manifestante ou coordenador desse evento com pautas de revindicações, e a prefeita me disse: "Não fui procurada por ninguém, e estou sempre disposta à dialogar, se eu for procurada, basta marcar uma agenda que atenderei sim, com o maior prazer". Perguntei o que achava desse ato público da população, e se ela participou, e ela me disse: "Acompanhei a tudo com muito interesse e profundo respeito, o movimento é legítimo e realmente a população já não aguenta mais o descaso dos políticos, da forma como estão fazendo com o patrimônio público no Brasil. Os temas são nacionais com pedidos de investimento em educação, em saúde, na melhoria do transporte público, o que realmente é necessário e no que nosso governo está concentrado em fazer", concluiu. 

Pelas redes sociais há diversas redações, pessoas interessantíssimas se manifestando, dialogando, interagindo. O brasileiro sabe que faz a diferença quando se mobiliza, e é essa diferença que faz quando se une. As redes sociais abriram as portas do manifesto livre, extemporâneo, diferenciado - e quem não souber lidar com isso está fadado ao retrocesso, a ser ultrapassado pela história que está sendo escrita pela coragem de nosso povo. Finalizo parabenizando o comando da Polícia Militar do 33° BPM em Angra que garantiu a segurança dos manifestantes e fez um trabalho exemplar. A população está com tudo e não está prosa.

Fotos: Publicadas nos perfis de Amigos no Facebook / Google-byeelainepacheco
-
00h38min.     -     adelsonpimenta@ig.com.br

Um comentário:

EV Almir Dionisio disse...

Amigo,, maravilhoso!!! Movimento real, e popular.. Um Pequeno passo de uma grande caminhada se realmente queremos mudança... Abçs...