domingo, 23 de junho de 2013

TUCA ENXERGOU ANTES

Sabe, tenho lido muitas manifestações sobre o governo do PT em Angra, um volume interessante e maior de críticas, mas também de defesa - uma minoria. Parte disso, em tese, está no fato de que muitos dos militantes digitais do partido ou de pessoas que se identificavam com a proposta de sua eleição, durante a campanha eleitoral, friccionavam os então governistas, mas hoje, passado aquele período - e já há 6 meses dessa nova gestão, parte daqueles correligionários e simpatizantes estão trabalhando na Prefeitura ou  em alguma empresa que presta serviço para ela, e outra parte alimenta expectativa de algo ou não espera nada, só queria mesmo é a tal da "mudança". Talvez por isso haja uma inversão nas redes sociais, com os críticos em maior presença que os "defensores".

O ex-prefeito da cidade, Tuca Jordão, que cometeu muitos equívocos em sua administração, é óbvio, teve acertos importantes também. A política pública voltada para as obras de engenharia de contenção dos morros na cidade e a providência técnica buscada em benefício de um transporte público de melhor qualidade, além do saneamento básico, precisam ser comemorados - e ter continuidade. Não se reinventa a roda. 


Tuca, como todos sabem, redefiniu prioridades nos recursos do Município e investiu pesado em obras significativas e caras na desmobilização dialogada em áreas de risco, suporte às famílias com o pagamento do aluguel social, execução de projetos importantes na contenção de encostas, e na busca incessante por recursos que foram prometidos pelos Governos federal e estadual e não vieram. Fez o saneamento da região central. As obras feitas por iniciativa da Prefeitura, foram entregues. As demais, não. 

No caso do transporte público, o ex-prefeito encaminhou corajosamente um Projeto de Lei à Câmara pela abertura dos serviços de mototáxi na cidade. Os vereadores rejeitaram a medida. Tuca também foi buscar na comunidade científica, Coppe/UFRJ, diagnóstico e diretrizes técnicas para a melhoria dos serviços de transporte coletivo urbano, que culminou com o programa 'Passageiro Cidadão', com a passagem a R$ 1. Diversas outras medidas precisam ser tomadas, há uma linha definida pelos técnicos, cabe a prefeita dar continuidade. Havia, quando saiu do governo, mais de 105 mil usuários cadastrados. O programa está suspenso - por hora. Portanto, se a discussão pública não ficar pautada só no que não foi feito, há muita coisa para ser tocada adiante. Tuca enxergou antes - e deixou projetos com recursos para executá-los, dentro das contrapartidas por Angra 3. Mais de R$ 100 milhões em investimento.
-
19h18min.      -     adelsonpimenta@ig.com.br

Nenhum comentário: