sábado, 13 de julho de 2013

FAETEC EM ANGRA: POLÍTICA ALÉM DO SUPÉRFLUO

Assista a Reportagem



A cidade de Angra dos Reis foi escolhida entre as prioritárias para receber investimentos importantes na área da educação profissional pelo Governo do Estado do Rio. O Secretário Estadual de Ciência e Tecnologia, que é deputado estadual licenciado, Gustavo Tutuca, esteve na cidade com sua equipe técnica para avaliação do melhor local para a implantação de uma unidade da FAETEC. O vídeo acima registra esse momento. 

Mas, esse é um processo que começou antes, vejam:

Há algum tempo, estiveram reunidos na sede da Secretaria Estadual o gestor da pasta e seu sub-secretário, a Prefeita de Angra, Conceição Rabha, e o empresário e 1° suplente à vereança de Angra pelo PMDB, Léo Marmoraria, quando foi discutido justamente a implantação de uma Unidade de Apoio ao Ensino Tecnológico (Faetec) em Angra e da possibilidade da promoção de novos cursos para o Cederj. Foi neste encontro oficial que o Estado se convenceu da importância e necessidade desse atendimento, que resultou na recente visita técnica na cidade.

Investida Política
O vereador petista, Godinho, sabendo do sucesso dessa empreitada, por meio de ato legislativo, ainda que atrasado na conversa, formalizou pedido de uma Faetec em Angra, mas, nas redes sociais, foi alvo de críticas e mensagens irônicas por não ter participado em nenhum instante desse processo e mesmo assim ter buscado uma carona no investimento. Nada de anormal, fez o que qualquer político no exercício do mandato e sendo da base faz. Em sua página no Facebook o empresário Léo Marmoraria disse exatamente isso e pediu que se respeitasse o trabalho do vereador. 
Lembrança de uma Lambança
Não me surpreende, pois me recordo do ex-vereador Cordeiro que, tendo ouvido que o ex-prefeito Tuca Jordão faria o lançamento do programa Passageiro Cidadão na Festa do Trabalhador na Praia do Anil, se antecipou e propôs oficialmente a mesma coisa. A medida, que foi considerada oportunista pelos demais vereadores , não teve sucesso. Quando a Mensagem do Poder Executivo foi avaliada e votada na Câmara levando a passagem de ônibus para R$ 1, o vereador e sua bancada subiram no muro, optaram pela abstenção, mas discursaram contra. A então candidata do partido à prefeita, eleita, Conceição Rabha, prometia a manutenção e aperfeiçoamento do programa de subsídio ao transporte público - e hoje o faz, mas com novas inscrições suspensas.


Tornando ao caso Faetec e Cederj, é preciso reconhecer a expertise da Prefeita da cidade. É óbvio que a petista podia trilhar outros caminhos, outros contatos para chegar no mesmo lugar; mas, jeitosa e sabedora da relação de aproximação política entre o jovem Léo Marmoraria - com quem mantém relações sociais cordiais, e o Secretário Tutuca, fez o mais fácil, pôs o suplente do PMDB no jogo para ajudar o seu governo. E conseguiu êxito. Política é isso, nem sempre obedece-se a lógica das coisas, é preciso percepção. Ela teve. No fundo, tanto para Ela, creio, como para o Léo e/ou para o Tutuca, o que menos importa é sobre quem tentará a paternidade do filho bonito agora, mas que o empreendimento seja de fato concretizado. Isso é uma assertiva, é ir além do discurso. O cidadão deve ser atendido, e ele fará suas escolhas no tempo certo, não é hora para jogadas eleitorais. É a política além do supérfluo. 
-
13h20min.     -     adelsonpimenta@ig.com.br

Nenhum comentário: