domingo, 4 de agosto de 2013

ESTÁCIO EM ANGRA: ENSINO UNIVERSITÁRIO


Reconheça-se, em leitura desapaixonada partidariamente, os avanços que vem sendo conquistados nos últimos anos em Angra sobre o ensino de graduação acadêmica. O ex-prefeito Fernando Jordão, em setembro de 2008, assinou um Convênio de Cooperação Técnica, Científica e Educacional, quando entregou ao reitor Roberto Salles o prédio onde funcionariam os cursos da UFF em Angra, o que marcou a implantação do polo Costa Verde da UFF.  Em 2004 a prefeitura recebeu imóveis do antigo Estaleiro Verolme como pagamento de dívidas com o IPTU e outro investimento significativo foi providenciado pelo ex-prefeito, que transformou em absoluto o lugar que estava abandonado em um centro de referência de ensino - em parceria com o Governo do Estado.


Na gestão passada, foi a vez do prefeito Tuca Jordão. Me recordo de sua peregrinação em busca das autoridades do Estado e do Governo Federal para atrair extensões de universidades públicas para o município. Dada a burocracia, fez contato com vários amigos e empresários e foi à luta, tendo apalavrado com os estudantes da cidade que faria algo nesse sentido. Numa dessas oportunidades, o empresário Antonio C. Lobato, convidou o prefeito e o empresário proprietário da universidade Estácio de Sá para um almoço em sua casa. Essa aproximação rendeu bons frutos. A universidade se dedicou a fazer pesquisas na região, a compreender melhor o contexto e a demanda para decidir pela abertura, visto que o seu negócio precisa da expectativa de viabilidade. A Prefeitura fez o dever de casa, e entre as exigências do prefeito Tuca estava a abertura do curso de Direito. Consta documentado, assinado entre as partes. Ele foi sucedido, mas os procedimentos ficaram praticamente concluídos. Sua ausência no recente evento de abertura dos trabalhos foi sentida por todos. Ele certamente abriu mão dos holofotes.

A Prefeita da cidade, Conceição Rabha, educadora por profissão, reiterou a exigência pelo curso de Direito e agora teve a oportunidade de entregar o resultado desse trabalho à população. Ela não quis mudar as coisas, não alterou as regras do jogo, pelo contrário, agiu com extrema responsabilidade, tendo tomado conhecimento de tudo ainda no processo de transição administrativa, tão logo sagrou-se vencedora nas urnas. Seu discurso na cerimônia de entrega foi sensato, se observado o contexto político das coisas. Minha sugestão e expectativa é a de que ela transforme aquela área num grande Parque Tecnológico Municipal. O ex-prefeito Fernando Jordão não hesitou, chegou com atraso, mas foi. O ex-prefeito Tuca, como disse, optou por não ir. O que tem havido depois disso, principalmente nas redes sociais é a busca da patente política sobre esse empreendimento, sobre a iniciativa. Bem, aí é coisa para militantes mais afoitos, pois meu entendimento é o de que cada um tem a sua parcela de responsabilidade pela excelente iniciativa, e o povo saberá fazer sua leitura sem a necessidade dos gritos dos que querem a paternidade do filho bonito. Parabéns à todos, a sociedade é quem ganha.
-
20hs    -     adelsonpimenta@ig.com.br  

Um comentário:

Anônimo disse...

Na política não existem inimigos, existem adversários, quando acabam as eleições é preciso ser inteligente em dar continuidades nas boas ideias iniciadas por outros. Se cada novo gestor for inteligente em dar continuidade ganhando holofotes na parte que lhe cabe, o povo e o município sempre sairá ganhando. Como diz o amigo deste blog,,,,, ESTE SERIA O JOGO IDEAL RSRSRSR.