terça-feira, 29 de outubro de 2013

MÁFIA E CPI: O TOM POLÍTICO EM ANGRA


Um discurso proferido num ato público, na cerimônia de entrega da reforma da Unidade de Saúde Mãe Dolores, na Monsuaba, pela Prefeita petista de Angra/RJ, Conceição Rabha, devidamente documentado em áudio e vídeo pelo jornalista Robson de Moraes - e divulgado nas redes sociais, em que acusa seus antecessores de supostas irregularidades, mas não cita exatamente quais, repercutiu muito. Entre outras coisas, Conceição disse que encontrou "buracos", mas não disse quais, que "deixaram a saúde, a educação e a infraestrutura de pavimentação, de drenagem e com o saneamento básico chegar onde chegou...". Neste contexto, ela disse que "nunca houve tanta lisura e transparência como nesses últimos 10 meses em que estamos no governo da cidade". 

A mandatária disse: "apuramos e encaminhamos para o Ministério Público e para o Tribunal de Contas, porque cabe à eles apurarem as irregularidades que existiam". Ao se referir ao seu período de vereadora, sugeriu que os críticos façam como ela fez ao buscar soluções para o aeroporto e para o transporte público da cidade, usando palavras fortes como "quebrar com a máfia que existia dentro dessa cidade". Curiosamente, a imagem mostra três vereadores no palanque, por trás da prefeita e acompanhando o seu discurso, sendo o Godinho (que é governo), o Chapinha (que seria um independente) e o Jairo (que é oposição). Nenhum deles teve o direito à fala.

Na Câmara Municipal, segundo soube, há intenções - por vozes oposicionistas de se apresentar o pedido de abertura de uma CPI para investigação sobre o que disse a Prefeita, mas ainda não haveria segurança dos votos necessários. O Governo que não se descuide, mas, ao que parece, a vereadora Lia, líder de governo na Casa, estaria atenta e conversando com os pares. Não há um ambiente de certezas para  nenhum dos lados, principalmente tomando por base o que reportou a coluna de política do jornal Maré na semana retrasada, quando disse que há três blocos no Legislativo, sendo governistas, independentes e oposição. As recentes desavenças políticas entre o vereador Jean do PDT e seu presidente, o vice-prefeito Leandro Silva, e as fotos divulgadas nos últimos dias de uma reaproximação entre Fernando Jordão e Jorge Eduardo, abastecem as especulações na cidade. Não por um acaso, a Prefeita acaba de dar mais poderes ao Sr. Robson Marques, que responde pela Secretaria de Governo e deverá imprimir maior atenção às relações institucionais e diálogos políticos.

PS) São 15h53min. : Jorge Eduardo (PMDB), Presidente da Câmara, acaba de anunciar que sai da base governista e migra para a oposição.

Assista a Sessão de Câmara 'ao vivo, clicando -aqui-.
-
15h28min.    -   adelsonpimenta@ig.com.br

Nenhum comentário: