quarta-feira, 16 de outubro de 2013

TROCA DE COMANDO NA TURISANGRA

Mudanças no Governo de Angra, dessa vez na TurisAngra - Fundação de Turismo da cidade. O ato de exoneração de um e nomeação de outro deverá ser publicado no Boletim Oficial do Município nas próximas horas, no máximo na sexta-feira (18), mas a substituição já foi feita. Eu conversei um pouco com o Kaká, que foi candidato a vice-prefeito da atual prefeita da cidade, Conceição Rabha na eleição de 2008, quando perderam eleitoralmente, mas ganharam politicamente. A prosa foi por telefone - e trago um resumo agora, no blog.

SAI
Carlos Alberto Gibrail, o Kaká

ENTRA
Maria Silvia Rubio 

Segundo me informou, Kaká (como é conhecido), foi ele próprio quem entregou sua Carta com pedido de exoneração do cargo de Presidente da TurisAngra nas mãos do Secretário de Governo, Neiróbis Nagae há cerca de dois meses. Algumas conversas precederam, desde então, o seu ultimato, a sua irreversível saída do cargo na última segunda-feira (14). Importantes medidas - em seu conceito, que foram apresentadas por ele em reuniões internas, não foram tomadas, o que gerou descontentamento e desmotivação para continuar no cargo. Kaká é muito cuidadoso ao falar da Prefeita, por quem diz nutrir respeito, admiração e amizade, mas não economiza nas críticas sobre algumas ações intempestivas tomadas pelo Governo.

Antes porém, perguntei sobre os destaques que daria a sua gestão, e Kaká falou dos trabalhos de ordenamento na ocupação da Ilha Grande, principalmente com foco na Vila do Abraão, assim como em outros pontos de maior densidade turística como no 4° distrito, na Vila Histórica de Mambucaba. Falou ainda sobre a temporada dos navios transatlânticos, que começa em novembro, quando está previsto cerca de 60 navios para Angra, dizendo que estava concluindo com sua equipe o planejamento e os cuidados prévios como a infraestrutura de receptivo: oferta de passeios, fiscalização, segurança, entre outras coisas. Outra ação sobre a qual falou com entusiasmo, foi sobre o fato de estar às portas da assinatura do convênio com o Proeis da PM, que consiste numa parceria para contratação de policiais em dias folga. No quadro de pessoal, a maioria de seu staff era de servidores públicos efetivos, um outro feito que ele fez questão de destacar. 

Kaká informou ainda que já estão praticamente prontos para serem inaugurados os Centros de Informações dos bairros de acesso ao município, sendo o de Garatucaia, e o da Serra d' Água. Segundo ele, a atenção deve ser agora em relação aos estagiários, em parceria que vinha sendo feita com a CIEE, e que hoje são em torno de 29 estagiários. Mas, sua digital mesmo ele fez questão de chancelar no processo de construção de um Consórcio Intermunicipal da Costa Verde pelo Turismo, com voucher único, mais eficiente e moderno que o de Bonito/MS. Para essa semana já estava prevista uma reunião com secretários de turismo e fazenda dos municípios da região, com os trabalhos avançados e praticamente pronto para a assinatura dos documentos necessários, o que, segundo ele, dará outro dinamismo ao turismo da região da Costa Verde fluminense. 

Críticas e Desgaste:
Para o agora ex-presidente da TurisAngra, ao colocar os ônibus e os ambulantes novamente na frente do Cais do Turismo o Governo errou, e disse que isso termina prejudicando seriamente toda a política de turismo empreendida pela TurisAngra e o esforço em conjunto pelo ordenamento dos atrativos da cidade. Kaká discorda da forma que a coisa está colocada, e atirou - dizendo que foi uma decisão apressada, e que não se avaliou, por exemplo, que no caso de ter-se percebido não ter ficado legal, que se voltasse atrás; acrescentando que foi uma decisão equivocada de Governo, que ficou. O desgaste parece ter sido inevitável.

Uma outra das frustrações que teve, segundo me disse, foi não ter conseguido autorização para contratar uma agência de publicidade especificamente para a TurisAngra, tendo sido voto vencido no Governo. Para Kaká, a agência que opera sob contrato com a Prefeitura, que ele chama de "a que está aí, e esteve ontem e antes de ontem também", faz propaganda institucional para dentro, compreendendo ser esse o seu papel, mas, pela TurisAngra, que tem recurso próprio, seria contratada uma agência que faria a publicidade voltada para a captação do turismo de fora. Em termos de procedimentos administrativos, para exemplificar o que quis dizer, Kaká falou que ao pedir uma ação publicitária nos atuais moldes tem que entrar na fila com outras secretarias, e que se tivesse um contrato pela TurisAngra faria ações mais pontuais e estratégicas, destacando que o verão se aproxima e que seria oportuno ter desenvolvido uma campanha abrangente na busca do turista para Angra. 

Razões para o Pedido de demissão:
Kaká alegou conflito com seus negócios particulares, e achava também que outra pessoa com mais vontade e com a estrutura praticamente pronta faria um trabalho melhor. Ele narra que este foi um ano difícil, por conta de restrições no orçamento municipal,  e também por conta de não ter conseguido convencer os membros do Governo sobre algumas ações que entende serem necessárias para o desenvolvimento adequado de sua gestão a frente da TurisAngra. Me disse que verão está chegando e exigira muito fisicamente dele, que assumidamente já não estava com o mesmo pique. Novamente, com cuidado, Kaká preserva a prefeita e diz que não tem qualquer mágoa ou ressentimento, que torce muito para que sua sucessora alcance os objetivos que ele tentou e não conseguiu, mas reiterou que pretende se dedicar aos seus negócios e família. Ele deixou o cargo na segunda-feira, e na terça-feira (15) a sua substituta já estava ocupando a sala da Presidência da TurisAngra. 
É o jogo!

Fotos: Kaká (AngraNews) / Silvia (Facebook)
-
12horas    -     adelsonpimenta@ig.com.br

Nenhum comentário: