terça-feira, 19 de novembro de 2013

R$ 1: A DECISÃO

Daqui a pouco os vereadores de Angra se reunirão em sessão legislativa ordinária para discutirem diversas matérias que compõem a pauta do dia. A expectativa conquanto está sobre a Mensagem do Poder Executivo em que pretende criar mecanismos de controle sobre o programa Passageiro Cidadão. O Governo, diferentemente do início desse processo, teve um surto de bom senso - que espero que contagie seu corpo gerencial inteiro e se torne uma rotina, abrindo enfim diálogo com a oposição. Não se faz cabo-de-guerra com questões tão importantes quanto esta. 

O novo secretário de Governo da Prefeitura de Angra, Sr. Robson Marques, e a vereadora Lia do Carmo, líder do Governo na Câmara, já dão expediente sobre a matéria. Segundo soube, a oposição não se furta ao diálogo político, mas insiste em poder ajudar diretamente no aperfeiçoamento da proposta - com apresentação de emendas. No fundo, o que se quer, tenho essa impressão, é deixar para a história a digital institucional dos que se opõem. Não cola mais um posicionamento político que não vá além dos discursos mais acalorados, e muito se tem exigido desta legislatura. No entanto, quando o Governo abre as portas do diálogo, essa oposição se mostra madura e contribuitiva, e isso é importante demais. Pessoalmente já fiz críticas aqui sobre a falta de jeito do Governo na condução de certos procedimentos junto a Câmara e vejo com bons olhos essa mudança no modo de agir.

A expectativa é boa e aparentemente todos sabem da responsabilidade que tem em mãos. A cidade, de certo modo, está a beira de um ataque de nervos, porque a indecisão gera desinformação, e isso é ruim. O Governo, quando se dispõe a confabular e negociar indica que há margem para mexidas, desde que não comprometa o seu planejamento financeiro para a manutenção do programa. A base governista está fechada com a proposta e reconheceu imediatamente a sua importância. A oposição, pelo que se sabe, está preparando medidas que garantirão a subsistência do subsídio público com regras e controle. Se tudo caminhar assim, logo mais teremos uma sessão de Câmara com a política e o interesse público alinhados. Que bons ventos soprem sobre a mesa onde as conversas estão acontecendo e soluções sendo buscadas.
-
10h27min.     -     adelsonpimenta@ig.com.br

Nenhum comentário: