sábado, 16 de novembro de 2013

R$ 1: SEMANA DECISIVA


A semana que vem começou na semana passada. Há um clima de insegurança social estabelecido na cidade. A Prefeita de Angra/RJ, a petista Conceição Rabha, deixou vigorar ao longo de seu primeiro ano no comando da Prefeitura o programa Passageiro Cidadão da forma que herdou. Os custos são altos, mas não é exatamente disso que ela reclama, e sim da falta de critérios para a utilização do cartão que garante R$ 1 na catraca do ônibus. Ela prometeu durante a campanha eleitoral que manteria e aperfeiçoaria o programa. Pelas regras que dialoga com a Câmara, quer criar mecanismos de controle. Hoje não há.

A medida foi tomada há dois anos e meio pelo ex-prefeito Tuca Jordão. Aliás, até hoje o nome dele é lembrado como o pai da criança, e elogiado pela medida. Seus críticos atacam-o pela implantação, mas não há eco na sociedade. Principalmente em face da perda judicial de índices significativos do ICMS do petróleo, nos 3 últimos meses de sua gestão, não houve repasse financeiro à empresa, ficou nos 'restos à pagar'. Conceição pede a compreensão dos vereadores para organizar e dar maiores condições de planejamento financeiro à manutenção do subsídio. Tuca criou, e ela quer e precisa ajustar. É assim mesmo que se faz. 

Os vereadores estão divididos sobre a matéria, mas abertos ao diálogo político e institucional, cabe ao Governo saber criar as pontes. É uma negociação que vai além da fronteira entre a Prefeitura e a Câmaras municipal, envolvendo sim o interesse público em sua maior abrangência. São 105 mil pessoas inscritas, e os novos cadastros estão suspensos. A base governista já tem a compreensão dos fatos e deve votar com a Prefeita. É preciso convencer a oposição, e esta deverá apresentar emendas e/ou sugestões, e estas devem ser objeto de mais negociações. A empresa, que estava irredutível pela suspensão do programa a partir de amanhã, foi convencida de abrir mais uma semana de prazo para que o Governo e os vereadores encontrem uma saída mais consensual, que é o foco; não sendo possível, deverá ir a voto. Esta é uma semana decisiva.
-
22h46min.    -     adelsonpimenta@ig.com.br

Nenhum comentário: