sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

ANGRA: TEMPORADA DE ESPECULAÇÕES / CÂMARA

Como já disse, a temporada das especulações está franqueada sobre o cenário político de Angra. Não falo ainda de conjuntura, mas de possibilidades, de confabulações que estão ocorrendo nos cochicholos do poder. Com a decisão do TRE/RJ pela inelegibilidade do deputado Fernando Jordão e do ex-deputado Aurélio Marques, as movimentações na Câmara municipal começam a ganhar forma. O produto mais consumido no meio político tem sido o cafezinho.


Pelo PR, não está descartada a candidatura de Claudinho para estadual. Pelo PSD  o nome de Chapinha se evidencia para federal. No PCdoB o nome de José Antonio está posto para estadual, e o de Helinho pode ser lançado em dobradinha para federal. Pelo PMDB voltou a ganhar projeção o nome do Presidente da Casa, Jorge Eduardo para estadual ou federal. Outros nomes podem surgir, já que há por trás disso tudo uma engenharia política engendrada por cada partido. Tá todo mundo de olho naquilo.

Não é possível ainda definir nomes, mas o fato de a atual prefeita da cidade, a  petista Conceição Rabha, ser alguém que foi vereadora e chegou ao Executivo, tem produzido seus efeitos - principalmente sobre a imaginação dos vereadores. É preciso, como todos sabemos, mais que vontade de se lançar, mas também sabemos que não é preciso muito mais que a definição de uma estratégia pelo partido para que um nome seja lançado. Nesse sentido, o que resta praticamente certo é que nesta eleição de 2014 a Câmara não ficará no zero a zero, de lá sairá um ou mais candidatos.

A eleição de 2014 está no tabuleiro e as peças se movimentam de acordo com as mexidas de seus jogadores. Nessas conversações não está descartada a busca de mais espaço no Governo, faz parte também. Há muito interesse envolvido - a política é assim. Soube de casos em que até mesmo o comando do próprio partido a que pertencem está sendo objeto de barganha. Há quem esteja com disposição de disputar para ganhar; outros que enxergam nessa eleição as condições adequadas para negociar apoio, já que também será o ano de eleição para a Mesa Diretora da Casa; enquanto outros negociam apoio para comandos de entidades de classe; e outros já se assanham com um olhar focado em 2016.

É o jogo!
-
09h33min.    -    adelsonpimenta@ig.com.br

Nenhum comentário: