terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

CONCEIÇÃO VAI À CÂMARA E DISCURSA


Na reabertura dos trabalhos legislativos da cidade de Angra, na volta do recesso, a prefeita da cidade, a petista Conceição Rabha e seu vice-prefeito, o pedetista Leandro Silva, como de praxe, prestigiaram a Casa e ela fez um discurso de cerca de 10 minutos. Entre outras coisas, disse que há setores políticos da cidade comprando a imprensa e cooptando lideranças comunitárias. Os vereadores da oposição na Casa não tragaram bem essa cutucada e reagiram depois. Falou que hoje o Município de Angra é bem recebido nas demais esferas de poder, dizendo que o Governo local é parceiro da Presidente Dilma e do Governador Sérgio Cabral, sobre quem falou que "está fazendo muito pela nossa cidade". De algum modo evidenciou que havia problemas de relações institucionais. 

Falou, como era de esperar, de ações práticas que estão sendo feitas pelo seu governo. Falou sobre R$ 36 milhões anuais do Ministério da Saúde, que possibilitaram a abertura do Hospital da Japuíba, além de ter destacado a adesão do Município ao programa Mais Médicos, falou que este ano já poderá ultrapassar 70 ESF's, reconheceu a dificuldade com a pediatria, e outras coisas, que espero que este seu discurso seja disponibilizado na rede. Para a educação, falou que herdou uma carência de mais que 70 professores, falou que ainda este ano, 2014, a exemplo do que já havia assegurado o Secretário de Estado, Gustavo Tutuca, concretizará os investimentos na Faetec/CVT.

Em termos de infraestrutura urbana, tocou na delicada e necessária situação do saneamento básico e de água - que é outro problema que aflige a população. Disse crer que o problema com o Estado será praticamente superado, se referindo ao imbróglio administrativo e jurídico com a empresa Nova Cedae, sem detalhar os fatos. Falou em risco de colapso no sistema de distribuição de água e de energia elétrica. Para o esgotamento sanitário já tem praticamente contratado quase R$ 100 milhões em investimentos, falando que este será um dos legados dessa gestão.

Quanto ao funcionalismo público e seu impacto na administração municipal, a mandatária disse que Prefeitura precisa rediscutir o seu serviço público urgentemente, e está com sua capacidade de pagamento de pessoal praticamente no limite. Adiantou que a negociação deste ano, a exemplo de 2013, será um processo difícil, e avaliou que será por meio de um novo Plano de Cargos e Carreira que conseguirá chegar a um bom termo, e apostou na relação direta com a categoria.

Chamou de aprendizado a relação do Governo com o Legislativo: "Todas as vezes que o interesse público esteve a frente do interesse político e de partidos, houve avanço", e aludiu o seu lema de campanha, dizendo que este é um Tempo de Mudanças. Disse que ninguém será tratado como adversário. Ao se despedir dos vereadores, informou que estava indo para uma reunião com lideranças da cidade, e com a empresa Ampla, citando que o sistema elétrico da cidade precisa passar por uma discussão. Disse que amanhã estará em Brasília, quando discutirá o Terminal Pesqueiro e que também irá na Agência Reguladora - Aneel, justamente para enfatizar essa discussão sobre Angra.

Ao sair, a sessão prosseguiu, e o tom foi muito mais crítico, com os vereadores da oposição acusando o golpe, e os da base na defensiva. Este ano eleitoral promete, e está só começando.
foto: Subsecretaria de Comunicação da Prefeitura
-
14h42min.    -    adelsonpimenta@ig.com.br

Nenhum comentário: