sábado, 24 de maio de 2014

PT DE ANGRA FARÁ COMPARAÇÕES DE GESTÃO

Não está escrito em lugar algum, nem tampouco dito publicamente, mas, minha percepção das coisas é a de que o PT de Angra começará a fazer comparações entre a gestão da prefeita da cidade, Conceição Rabha, e seus antecessores, sendo que o foco será principalmente o ex-prefeito e líder do PMDB local, Fernando Jordão. Ouço alguns assessores mais próximos da prefeita, leio o que publicam os membros do governo nas redes sociais e acompanho atentamente o noticiário da cidade e o que se produz de comunicados oficiais, porquanto, formo minha própria concepção do jogo. Cometo erros, mas não deixo de expor o que penso.

Há uma certa fadiga sobre essa disputa local entre os dois grupos políticos. O resultado das últimas eleições mostra isso. Não há qualquer deslegitimação sobre o vencedor de cada pleito, mas é certo que há um aumento do fosso entre o interesse do eleitor e seus pretensos candidatos. Talvez, apercebido disso o PT queira mostrar sua cara à população. Debaixo de forte movimento tático da oposição que lança dúvidas e tenta semear a  desconfiança quanto a sua capacidade de gerir a máquina pública, os membros do governo devem apresentar um pacote de Investimentos (sugiro), e começar a fazer comparações (intuo).

A disputa entre os grupos políticos polarizou o pleito eleitoral municipal nas duas últimas décadas - e, ao que parece, continuará sendo o centro das atenções. Não bastasse as duras críticas de um lado e de outro, o resultado da última eleição, 2012, foi judicializado e, independente dos resultados, todos recorrem. Até o momento, o mandato da prefeita está preservado, e Fernando está inelegível e em busca de uma Liminar judicial que lhe garanta o direito ao registro de sua candidatura à deputado federal. É nessa toada que vão mantendo os olhares sobre si.

Se eu estiver com boa margem de acerto no que escrevo, as comparações podem começar a ser feitas em sentido global, e depois por áreas temáticas. O PT deverá, creio eu, a desconstrução do marketing gerado pela equipe de Fernando - de bom gestor.Salvo melhor leitura, se de fato isso ocorrer, pressuponho que vá começar pelo Hospital Geral da Japuíba, quem fez foi Fernando, quem acabou e comprou equipamentos foi o ex-prefeito Tuca, mas quem pôs para funcionar foi Conceição. Deve ser por aí...

Fernando trouxe o Cederj, mas Conceição deverá falar em cursos técnicos com o Pronatec, Faetec (em construção também na Japuíba), além da grade de cursos com a vocação regional pela Estácio. Não sei porquê, mas acho que isso vai ser objeto de muito debate comparativo. A abertura de uma Policlínica na cidade e as compensações feitas pela retirada do PAI, por quê não, são ações que poderão estar no radar da discussão. A quantidade de casas e sob quais condições foram construídas e entregues à população entre o governo retrasado e o novo investimento do Minha Casa Min ha Vida na Banqueta, oras bolas, também deverão estar na pauta dessas manifestações. Opa, não nos esqueçamos de que o saneamento básico do Parque Mambuca restou inacabado na gestão de Fernando, e novas obras foram iniciadas agora neste governo, e, da mesma forma, a ampliação do aeroporto na Japuíba deve ascender à ordem do dia.

Veja, se de fato essa minha "provocação" intuitiva acontecer, há uma grande possibilidade de se qualificar o debate, já que a sociedade quer discutir seus problemas e necessidades, e não necessariamente os inconvenientes que tiveram os que deram plantão no poder. Se o debate for centrado em questões programáticas, ressurge a real possibilidade da participação cidadã. Do contrário, se a mesmice prevalecer, o terreno ficará cada vez mais pronto para o lançamento de candidaturas alternativas suficientemente capazes de quebrar a histórica polarização; o hegemônico ruído e troca de farpas em detrimento de debate sobre projetos para a cidade. Todos estão conscientes da obrigação política e dever cívico que tem, e, quem sabe, as comparações franqueiem um novo canal de diálogo com o cidadão contribuinte.

Fotos de antes / depois, balizamentos estatísticos, levantamento de dados escolares, de saúde, enfim, tudo deverá ser objeto de comparações. Se de fato acontecer, a radiografia de cada gestão será também objeto debate eleitoral logo mais. E, por fim, é claro, arrisco o palpite de que a Faculdade de Medicina será a cereja do bolo. O que acham?

É o que penso.
Reflitam, amigos.
-
Créditos da fotoanimação: pontoecontraponto
13h49min.      -     adelsonpimenta@ig.com.br

Nenhum comentário: