quarta-feira, 2 de julho de 2014

ANGRA PRECISA REPENSAR SUAS AGENDAS

O governo da prefeita petista Conceição Rabha, Angra dos Reis/RJ, tem desafios importantes em diversas áreas em sua agenda, que carecem de respostas, de debate, de soluções. Ao abordar isso parece que estou falando mais do mesmo. E estou. Não se trata, todavia, de uma crítica política em relação a este ou àquele governante, sobre este ou o outro partido, nada disso. Eu falo sobre o desenvolvimento da cidade, sobre as condições pela qualidade de vida. Os indicadores sociais podem servir de balizamento, mas nunca expressam necessariamente a vida lá fora.


Sob a égide deste governo, por exemplo, está a responsabilidade de pensar e planejar cada vez mais a expansão de atividades no já tão povoado bairro da Japuíba, para onde enfim se abriu as portas do Hospital - que absorve as atividades de pronto Socorro também; terá o aeroporto ampliado, conforme divulgação oficial, o que gerará um outro ciclo de oportunidades e fomento; tem no comércio um agregador de valores considerável. O bairro de Jacuacanga e Verolme, assim como os adjacentes estão absorvendo todo impacto da movimentação operacional do estaleiro Brasfells, e há necessidade de novas medidas mitigadoras. Os bairros de Monsuaba, Paraíso, Biscaia, Ponta Leste, Água Santa, enfim, estão com toda pressão das atividades da Petrobras e seus derivados. A região do 4° distrito continua sendo impactado pelo crescimento demográfico anormal e as expectativas de Angra 3. A Ilha Grande faz turismo, mas já atua na precariedade.

O abastecimento de água é caótico, com riscos sérios de desabastecimento. Os Conselhos de Bacias Hidrográficas precisam, em meu entendimento, dialogar mais com o Governo em busca de investimentos. O Estado, que opera sem qualquer segurança jurídica parte do sistema de água e esgoto na cidade, continua faturando, cobrando, mas sem investir. A cobertura sobre a coleta e tratamento de esgotamento sanitário é muito aquém da demanda, e será amenizado em parte pelos recursos conseguidos pelo Governo local com a União para ampliação do sistema na Praia do Bonfim e Parque Mambucaba. A região central teve investimento importante ainda na gestão passada, do ex-prefeito Tuca. Enfim, é preciso discutir os zoneamentos e sobre o que há de estoque no banco de terras públicas e privadas disponíveis. O Plano Diretor carece de revisão, e a cidade de debate.

Mãos à obra.
Em meu programa de televisão, que pretendo lançar após o término da copa da Fifa, farei discussões sobre cada tema, ouvindo técnicos, pessoas dedicadas ao assunto, a sociedade, o governo, enfim. Espero contribuir. 
Envie sua opinião para: adelsonpimenta@ig.com.br
-
14h28min.    -    adelsonpimenta@ig.com.br

Nenhum comentário: