quarta-feira, 6 de agosto de 2014

ELEIÇÕES 2014: PRIMEIRO COMÍCIO EM ANGRA E UMA LEITURA

Este meu artigo está originalmente publicado em minha coluna no prestigiado jornal '@ Voz', da Costa Verde, que está repleto de outras matérias, reportagens exclusivas e abordagem diferenciada dos acontecimentos na região. Reco,mendo a leitura, nas bancas e postos de distribuição. Boa leitura.

Eleição 2014
A campanha eleitoral já começou, ainda timidamente, a ganhar as ruas. Não será uma campanha barata - nunca é, mas, estima-se que esta de 2014 será ainda mais cara, por várias razões. A primeira parcial da Prestação de Contas das candidaturas já foi entregue à Justiça Eleitoral, e logo saberemos a diferença entre o que se vê a olhos nus quanto ao que de fato é informado pelos partidos oficialmente. Creio que com o começo dos comícios e a campanha eletrônica - com exibições em rádio e televisão, a atenção do eleitor se voltará um pouco mais para o assunto. É o que se espera, ao menos. 

As pesquisas de opinião; aliás, existem para todo gosto, nunca se fez tantas para consumo interno dos partidos e para divulgação, são produzidas aos bocados e estão longe de ser um retrato confiável sobre o pensamento coletivo. Os cientistas políticos reiteram isso a todo instante. Além disso, há os espaços para entrevistas e sabatinas com os candidatos, principalmente ao governo do Estado, à presidência da República e ao Senado, donde se espera que o debate seja mais qualificado e que finalmente o coração e a atenção do cidadão sejam alcançados. 

Primeiro Comício em Angra


Foi inaugurada a temporada de comícios casados entre a candidatura para estadual do PCdoB e para federal do PMDB local, em 02/08, sábado. Isso já tem elementos para confundir o eleitor, já que o PCdoB se aliou ao PT, e o PMDB desfez a aliança com o PT e são adversários nesta disputa no estado, mas são todos aliados na disputa nacional. É uma salada e tanto para a cabeça do eleitor. Outra coisa que chamo a atenção é o local escolhido para se montar o palanque, em frente a uma igreja - monumento histórico da cidade. Não falo de ilegalidade, até porque a Justiça Eleitoral deve ter permitido, mas, convenhamos, há outros lugares na cidade. Enfim.

Diferente do que esperava, parte importante dos que se revezaram nos discursos, o fez com mais ataques à administração municipal que pela apresentação de propostas sobre o que se pode fazer numa eventual vitória. Não raro, até fulanizações houve. Não contesto a estratégia de cada campanha nem ouso em entrar no mérito sobre a forma como cada candidato aborda a sua candidatura, afinal, cada um faz aquilo que acha certo; a decisão final cabe mesmo é ao eleitor. Apenas opino. Angra é uma das cidades mais antigas do país, é também uma das que mais cresceram demograficamente nas últimas décadas e tem carências de infraestrutura importantes, tem necessidades urbanísticas urgentes, de maneira que ter representantes nas demais esferas de poder se torna fundamental. O mesmo raciocínio serve para conjuntura regional. 

Longe de ser o dono da verdade, penso que a população angrense espera bem mais dos candidatos locais do que o que foi apresentado até o momento. A campanha está nas ruas e que esta sirva de encontro entre o que precisa a cidade e região e espera o cidadão, com aquilo que se propõe a fazer os candidatos. Há outros postulantes locais sobre os quais também há expectativas boas. É a minha leitura.
É o jogo
-
09h50min.    -     adelsonpimenta@ig.com.br 

Um comentário:

Anônimo disse...

Ataques à administração municipal? A eleição não é estadual e federal? Os deputados devem fiscalizar os governos estaduais e federal (cada qual em sua competência) - os vereadores se preocupam com os governos municipais... Acho que esse povo não sabe a qual cargo concorre...