terça-feira, 7 de outubro de 2014

ANGRA TERÁ DOIS DEPUTADOS EM BRASÍLIA

Angra terá dois deputados federais. Luiz Sérgio, reeleito pelo PT, e Fernando Jordão, eleito pelo PMDB. Trata-se de dois ex-prefeitos. A votação na cidade entre um e outro chegou a uma diferença superior a 20 mil votos - em favor de Fernando. Mas, ter somente os números como verdade absoluta é analisar de maneira muito simplista o contexto e a estratégia de cada um. Política não é ciência exata. 

O voto é antes de tudo, uninominal. Fernando intensificou seu trabalho em Angra, enquanto Luiz Sérgio, à exemplo do que tem feito há anos, fez uma campanha mais pulverizada - via partido. Fernando é um ex-prefeito de tempo mais recente - e saiu do Governo com uma avaliação importante; enquanto Luiz Sérgio se mantém tão distante quanto a capital federal, atuando mais institucional que politicamente na cidade.

Ambos estão legitimados pelos votos e pelas regras do jogo, mas ambos perderam votos em relação a última eleição que disputaram. Ambos entram pelo coeficiente de legenda.


Fernando Jordão
Mostrou orça eleitoral na cidade e recupera fôlego. Mas, em meu entendimento, seria apressado depositar isso num descontentamento do eleitor com o Governo do PT na cidade, por algumas razões: 

a) Primeiro, seria desmerecer o trabalho do próprio candidato. O voto é dele pelo que que conseguiu convencer e conquistar, não pelo que o eleitor acha sobre o outro. Houve um trabalho desempenhado por ele e por seus apoiadores, portanto o resultado das urnas é acima de tudo um extrato disso; 
b) Segundo, O Governo foi atacado duramente nos discursos, é verdade, mas a eleição tinha outro foco, logo, uma coisa pode até ter servido à outra, mas não que tenha sido o papel fundamental do êxito eleitoral do candidato. Até porque a prefeita nunca veio à público fazer defesa sobre as críticas. São processos distintos. 


Luiz Sérgio 
Foi ao ápice de sua carreira política quando foi Ministro das Relações Institucionais, e depois foi à Pesca. Não alterou em absolutamente nada sua performance, continuou distante, auxiliando políticos que o procuravam na busca de agendas institucionais, mas com um trabalho muito mais voltado às organizações sociais e de classe, enfim. Isso o qualifica como um deputado muito atuante, mas de leitura social um pouco mais fria, penso eu. 


Votação
Fernando Jordão foi eleito com 47.188 votos, sendo 32.661 de Angra. 
Luiz Sérgio foi eleito com 48.903 votos, sendo 7.887 de Angra.
Angra, todavia, geopoliticamente, ganha força - em tese.

Doravante
Há desafios importantes à cidade, à gestão municipal da prefeita Conceição, que precisarão sobremaneira do apoio e articulação desses deputados. Há uma demanda pelo país que vai pegar o próximo presidente, seja lá qual for, principalmente na área econômica, que precisará de parlamentares comprometidos com o interesse público. Há agendas nacionais com interesse regional e local. Urge uma Reforma Política, entre outras reformas. Há o teor da delação premiada do doleiro e do ex-diretor da Petrobras presos, que certamente abalarão os alicerces do Congresso Nacional quando revelados os nomes e as transações criminosas, de forma que os parlamentares terão que ter pulso firme para tomar certas decisões. Enfim, o que não falta é desafios.

Agora, penso eu, mesmo com olhar em 2016, o que deve ser posto à mesa é o interesse da municipalidade. A próxima eleição será discutida oportunamente, em seu próprio tempo. Por hora, temos o segundo turno para o Governo do Estado e para a Presidência da República. Luiz Sérgio é Dilma, e Fernando, ao que tudo indica, vai de Aécio. 
Parabéns a ambos, e juízo hein... rs
-
17h10min.    -     adelsonpimenta@ig.com.br

Nenhum comentário: