sexta-feira, 10 de outubro de 2014

O QUEIXUME VEIO DE UM "SANTO" ALIADO

Ontem, 09/10, acompanhei parte da sessão da Câmara de Angra, fui lá pessoalmente. O discurso do vereador Carlinhos Santo Antonio, um aliado do Governo que se indispôs com Fernando Jordão logo após as eleições municipais, que saiu do PMDB e que compõe a base governista na Casa, não haveria de passar em braco - destoou. O vereador, num tom de voz com decibéis acima do usual, expôs feridas sobre essa relação política com o Governo.


Santo Antonio acusou "gente do Governo do alto escalão" de jogar contra, e disse que dará nomes na próxima sessão. Na verdade, isso foi mais um recurso de retórica, entendo eu, já que na mesma velocidade ele disse que terá uma conversa pessoal com a prefeita, logo, pressuponho que dessa prosa poderá sair um entendimento e nenhum nome será dado publicamente. Carlinho é um vereador tarimbado, sabe a dose e a forma certa de chamar a atenção para seus pleitos.

Em relação a subalternos do poder, gente com nomeação política no andar de baixo, disse que ficam nos "nos bares das esquinas falando mal da prefeita", inclusive um sub-prefeito. Num recado indireto à alguém do próprio meio, emendou: "Renuncio a política se tiver que ter duas caras". Falou isso quando contextualizava algo sobre "gente" que "dá tapinhas nas costas da prefeita, mas que por trás não defende o Governo e ainda critica pelas ruas a prefeita, ao invés de ajudá-la a melhorar a sua administração". 

No entanto, a rispidez deu lugar a palavras de contentamento e reconhecimento ao trabalho que é desenvolvido pelo Secretário de Governo, Robson Marques, quando denunciou que há "secretários e um grupinho articulando para derrubá-lo". E edificou a ponte de seu discurso: "Faça igual ao Robson, que vem aglutinando". Em mensagem à prefeita, enfatizou: "Dê autonomia à ele, é uma pessoa séria". 


É muito sério o que disse o vereador Carlinhos, que ainda reclamou do fato de que tais "pessoas falam mal dos vereadores da base", e que ele não está mais disposto a "ficar tomando porrada na Câmara para defender o Governo, enquanto algumas pessoas estão em cargo comissionado e jogando contra". A vereadora Lia do Carmo, líder de Governo na Casa, discursou logo após e não fez qualquer revisão sobre o que disse o aliado; pelo contrário, conclamou a base a se manter unida, mesmo com as dificuldades que vem enfrentando, porque a Prefeita Conceição precisa deles.

Disse ainda: "Somos sete vereadores que estamos apanhando muito. Há uma oposição consolidada, e isso também dificulta o desenvolvimento de nosso trabalho", emendando - em claro recado à base que lidera: "Nós precisamos ajudar a governar a cidade". Lia ainda cutucou o ex-prefeito da cidade, ao dizer que "Fernando Jordão inaugurou o Hospital da Japuiba por três vezes, sem colocar sequer uma agulha no lugar", e finalizou com acidez: "Dobre a língua".

Conversei um pouco com o vereador Carlinhos Santo Antonio, mas, em respeito ao que informou na tribuna, vou aguardar sua prosa com a prefeita e seu discurso na próxima terça-feira, para depois fazer um arrazoado sobre a conjuntura. Isso, e o uso da tribuna na sessão anterior pelo deputado eleito Fernando Jordão, de algum modo, parece ser a tônica dos próximos dias no debate político da cidade. A eleição de 2016 já está batendo às portas.
-
20h02min.    -    adelsonpimenta@ig.com.br  

Nenhum comentário: