sexta-feira, 17 de outubro de 2014

FALTA DE ÁGUA EM ANGRA, TRAGÉDIA ANUNCIADA

Sobre a 'Nota oficial' da Prefeitura de Angra
Eu havia lido uma 'Nota Oficial' da Comunicação da Prefeitura, com uma redação que acusava as condições meteorológicas - "escassez das chuvas", e que punha o dedo em riste contra a população acusando-a de "desperdício", numa redação de afogadilho, horrorosa, repetitiva e sem qualquer teor agregador. O que se quer é demonstrar a importância do caso e conquistar o apoio do cidadão pelo uso mais racional e econômico possível da água, creio eu. Mas, não se faz isso com acusações. A tal 'Nota', a Prefeitura não fez qualquer menção sobre a ausência total de investimentos no setor nos últimos anos, ou seja, o problema seria todo do tempo de das pessoas, e nenhum dos governantes. 


Presidente do Saae
Ontem (16) fui ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto - Saae, autarquia municipal, conversar com o Sr. Elzadio Ferraz Filho, Presidente do órgão. As chuvas costumam fazer a cidade aparecer na mídia sob o pavor de suas consequências, e agora volta à tela nos dias atuais por uma outra razão -, a do reclame da população pela falta de água. 

Esse, por si só, é um problema crônico. Mas, é também uma tragédia anunciada. 

Histórico
Fernando Jordão, diga-se, herdou do PT um modelo de gestão inoperante com a Cedae, quando pôs uma cunha ao criar o Saae. Se não piorou o que já estava ruim, também não melhorou. O Saae é deficitário desde a sua concepção. Sob Tuca Jordão, que o sucedeu, a herança foi ainda pior, dada histórica e absoluta ausência de investimentos, concessão vencida e a péssima qualidade nos serviços prestados. 

Quando o ex-prefeito Fernando Jordão criou o Saae, sem que se resolvesse o imbróglio jurídico/administrativo com o Estado -, por meio da Nova Cedae, a curva ficou ainda mais preocupante. Naquele momento havia condições políticas adequadas, já que Fernando era aliado do então Governador Garotinho. Mas, ainda que não fosse, esse assunto é institucional, antes de ser político também.

A Prefeita Conceição Rabha assumiu em 2012 sendo sabedora dessa intrincada questão. Com sua posse, um conjunto novo de regras para o setor de saneamento básico no Brasil. Está em seu colo o problema, é verdade. Mas, com um olhar otimista, essa redação pode ser também a de que está em suas mãos os instrumentos para uma solução. A falta de água castiga a população, e é preciso romper com o conformismo, e, neste caso, segundo a Nota Oficial da Prefeitura, de acusar os outros. O assunto requer um debate sério, aprofundado, técnico e coerente, com medidas práticas, projetos e investimentos.



Medidas e Entrevista
Há um projeto habitacional de grande porte para a Banqueta, dentro do programa 'Minha Casa Minha Vida', com mais de 1.200 casas, ou seja, é um novo adensamento de proporção impactante. A empresa de engenharia responsável pelo empreendimento informou que a opção de captação de água será com um poço artesiano com mais de 100 metros de profundidade. Em suma, parafraseando o que ocorre com a Sabesp na grande São Paulo, vai se utilizar de uma "reserva técnica", mas a qualidade e a quantidade dessa água ainda é desconhecida para o consumo humano. Essa é uma coisa.

Outra é em relação a gestão, já que há esse terrível conflito entre o Saae e a Nova Cedae. Aliás, como informei ao Presidente Ferraz, a Nova Cedae foi à bolsa de valores informando entre seus ativos a água de Angra, mas não o saneamento. Uma expertise sobre a qual o Município nunca se pronunciou. Haverá ou não a emancipação? Será uma gestão compartilhada com a iniciativa privada, por meio de uma PPP ou será pública mesmo? Projeto de Lei para reuso da água, haverá?

Exibição na TV
Assista a entrevista pela Master TV, Canal 10, da Net-Angra, diariamente as 8h30min., com reprise as 18h30min. Essa e outras matérias exclusivas para você.  
-
12h43min.    -     adelsonpimenta@ig.com.br

Nenhum comentário: