quarta-feira, 19 de novembro de 2014

ANGRA E O CASO COOPSEGE


É grave o conjunto de denúncias e queixas dos funcionários da Cooperativa CoopSege, que presta serviços no Hospital Geral da Japuíba, em Angra/RJ. 

A Câmara Municipal, tomando por base a sessão ordinária de ontem, (18/11), institucionalizou a crítica e jogou luz num problema que parece ser muito sério. A Prefeitura, por meio de Nota, informa que abriu uma investigação interna para apurar os fatos. 

Os secretários municipais de Saúde, e de Governo, além de vereadores e a equipe do Hospital Geral da Japuíba, segundo a Nota, já se reúnem com os funcionários. Em nenhum dos dois encontros realizados a CoopSege enviou representante. Uma nova reunião está agendada para hoje (19).

Não sei para qual Sindicato é recolhido uma contribuição de seus salários, mas não consta na Nota da prefeitura nenhuma menção sobre um representante deste.  Há a possibilidade de a empresa ser considerada inidônea pelo Governo.

Algumas coisas, de imediato, precisam ser consideradas neste episódio

Um caso dessa natureza não ter sido detectado, comunicado à Prefeita e sido resolvido sem a necessidade de exposição dos trabalhadores, demonstra a incapacidade de gerenciamento dos contratos celebrados na área. É preciso haver procedimentos administrativos, protocolos prévios e fiscalização rotineira. 

É mais um caso em que se cria uma mancha sobre a gestão da prefeita Conceição Rabha, por conta de gente nomeada sem a menor condição de estar onde chegou. Fragiliza muito a imagem de gestora da prefeita e termina caindo em seu colo o desgaste que é provocado. 

Outro fator é o fortalecimento do papel institucional e político da Câmara, que foi à linha de frente do caso, trouxe à opinião pública detalhes desconhecidos dessa trama e participa ativamente de todo processo de negociação e solução - junto com o Governo.

Próximo de concluir metade de seu mandato, a Prefeita termina permitindo uma fogueira de vaidades dentro de seu governo, a busca de ascensão no poder por gente sem o menor preparo técnico e habilidade política; frituras internas e fofocas para todo lado. Enquanto isso, na Câmara Municipal, sua base vai aos trancos e barrancos tentando se manter coesa.

Ela precisa dar uma basta nessa situação, precisa tomar as rédeas da cosia toda, fazer o que tem que ser feito; as exonerações precisam começar pelo andar de cima, porque é lá que tem sido gerado as más notícias do Governo. Já deu para ver quem apresenta resultados e quem só fica criando problemas. A cidade precisa de sua governante no comando do leme, se não o barco do desenvolvimento vai soçobrar.
-
11h06min.      -     adelsonpimenta@ig.com.br

Nenhum comentário: