sexta-feira, 28 de novembro de 2014

SERÁ DO PROS O PRÓXIMO PRESIDENTE

A foto dos vereadores angrenses na capa do semanário A Cidade, me chamou atenção. Na contagem regressiva para a escolha da Presidência e da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal, fica aparente que o eleito sairá do recém-criado PROS. Os vereadores Marco Aurélio e Carlinhos Santo Antonio disputam o comando da Casa. 

Capa do Jornal de Angra/RJ, 'A Cidade'
desta semana

Nada de anormal, porque o rearranjo de forças é do jogo. O Governo não elegeu maioria. Na verdade, tendo saído das urnas com uma bancada menor que os opositores, foi ao varejo para construir uma base, porque era preciso - e sempre é, garantir as condições de governabilidade. Conseguiu, aos trancos e barrancos.

Em tese, os dois pretendentes à presidência são governistas. Por cálculos estratégicos e leitura política avessa ao meu alcance, o PT da Câmara pode ter desalinhado com o PT da máquina, já que vejo o vereador Godinho de um lado, e os vereadores Lia (líder do Governo na Casa, e Fábio Macedo, de outro. O vereador Jean é do PDT, do vice-prefeito Leandro Silva (Presidente de seu partido), com quem não dialoga - e briga, há muito tempo. 

A base parlamentar de sustentação da Prefeita Conceição Rabha, hoje já tem outra configuração. A oposição que havia se desidratado, se recompôs. Há muita coisa em jogo. Considerando que a vereadora Lia vote com o Carlinho Santo Antonio, pressupõe-se que o Governo tenha escolhido este candidato. Isso não quer dizer que tenha rompido com o outro, Marco Aurélio. Mas, em termos práticos, Godinho pode ter optado por um posicionamento isolado de seu partido e de seu Governo.

É difícil arriscar quem será o eleito. É mais complexo ainda creditar na conta da oposição a articulação pelo voto do petista e do pedetista, porque podem ter sido convencidos pelo próprio candidato Marco Aurélio. O fato é que haverá faturas à serem liquidadas após essa eleição, não tenho dúvidas. O PT foi competente para conquistar votos em outros partidos, mas estaria sendo incapaz de manter-se unido na Câmara? Isso poderá afetar as condições de Governabilidade? Condições estas que, diga-se, já estão combalidas?

Pode parecer simples. Mas, talvez não seja. O voto é resultado de uma decisão, é a escolha de um caminho. 

Há muita coisa em jogo, principalmente o cenário - em evolução, para as eleições municipais de 2016. Se Godinho tiver orientação da Executiva de seu partido pelo voto num, e fizer isso em favor de outro, até mesmo a legenda para a sua reeleição pode ficar comprometida. Se a conjuntura enfraquecer a prefeita, será debitado em sua conta. Pela foto, vejo que ele põe em xeque o PT, constrange a Prefeita, reduz a liderança da Lia e se afasta do Macedo

Seja lá como for, O PROS agradece. 
É o jogo!
-
20h45min.    -     adelsonpimenta@ig.com.br

Nenhum comentário: