quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

SHIP-TO-SHIP EM ANGRA: 225 OPERAÇÕES NO FIM DE 2014


O blog 'fatos e dados' da Petrobras, publicou ontem 21/01, uma nota que merece destaque porque envolve o interesse econômico e ambiental do Município, dando conta de ter "completado, no fim de 2014, 225 operações Ship-to-Ship (STS) realizadas na Baía de Ilha Grande", no Tebig. E acrescenta: "Com plena segurança no que se refere às manobras, navegação e proteção ao meio ambiente".

Trabalho da Prefeitura
Foi por conhecer a importância desse setor, dessa opoeração para a empresa, para os cofres do Estado e do Município, que a Prefeitura desenvolveu, por meio da Secretaria de Fazenda, um trabalho com auditores fiscais de acompanhamento dessas atividades, entre outras, que terminou culminando com uma correção sobre os índices do Declan - para efeito de ICMS, quando a Prefeita da cidade, Conceição Rabha, chegou a endurecer seu posicionamento em favor da cidade numa reunião com o Secretário De Estado da fazenda. Vide a elevação com a arrecadação do ICMS.

O que é o Ship-to-Ship
O Ship-to-Ship é a operação de transferência de petróleo ou derivados entre navios tanques, que, amarrados lado a lado com dispositivos de proteção entre eles, são conectados com mangueiras especiais. Os navios podem estar ancorados, atracados em um porto ou em movimento em alto mar.

Ainda existem outras novas operações Ship-to-Ship na modalidade "Atracado" em processo de implementação nos terminais de Angra dos Reis - Tebig (RJ) e São Sebastião - Tebar (SP). Pesquisamos novas áreas para a realização de operações Ship-to-Ship em toda a costa brasileira para otimizar a infraestrutura existente, aumentar a eficiência operacional, reduzir custos e consequentemente melhorar os nossos resultados.

Licença para as Operações
Não nos esqueçamos que durante os debates da sociedade angrense em favor do projeto de ampliação do Tebig, quando o Governo do Estado, por meio de alguns secretários  -, coordenados pelo petista Carlos Minc, então Secretário de Estado de Ambiente, negou que sequer o projeto fosse objeto de avaliação técnica, expirou a licença para o ship-to-ship. Pouco depois de o estado confirmar a negativa e dar por esgotado o assunto, sem sequer ter aberto um procedimento administrativo, nova licença "provisória" foi expedida para essa operação.

É isso.
-
20h36min.    -    adelsonpimenta@ig.com.br

Nenhum comentário: