quinta-feira, 23 de abril de 2015

GOVERNO LIDA COM A CRISE E A OPOSIÇÃO

Uma porção de coisas tem acontecido num só tempo em relação ao Governo de Angra, nem todas ruins, mas nenhuma escapa das versões apressadas pelas línguas críticas da oposição - e maledicentes por ativistas digitais e assessores políticos. Manipulam tudo quanto lhes chega aos olhos. Alguns remunerados pelo contribuinte por dentro. Outros, sabe-se lá... 

Nada de anormal, até a primeira página; da segunda em diante, o que vejo na rede social é um denuncismo que impressiona, factoides fabricados a toque de caixa e ofensas e xingamentos que jogam pra baixo o debate social na rede. Infelizmente. Do direito à crítica ao cometimento de crime, nalguns casos, não se enxerga mais limites divisórios. 

O monitoramento das redes sociais demostram a desaprovação da maioria por tal postura. Não se subestima nem se destila tanto ódio, sem que isso não tenha efeitos. A inteligência e a compreensão alheia não devem ser subestimadas, como o faz parte da oposição. 


O ponto positivo é que enfim o Governo reage

Em termos administrativos: por meio das ações já anunciadas pela prefeita à imprensa em coletiva, e que já estão sendo tomadas. Se serão suficientes é o que se saberá em pouco tempo. A cada dois meses será feita uma avaliação conjunta de tudo;

Em termos jurídicos: por meio de ações - via Procuradoria-Geral do Município - em relação aos excessos de alguns.  Há vários casos em análise.

Uma oposição inconsequente, que não mede esforços para tensionar, para friccionar. Na verdade, uma perda política, porque se o Governo é cobrado e avaliado, a oposição é as vezes ouvida - e sempre discutida. 

Mas, a prefeita da cidade, Conceição Rabha, não se deixa impressionar por tais coisas. Sabe que seu desafio é superar as dificuldades e dar ouvidos à sociedade. Ela governa para o povo e não para grupos políticos.

Greve dos servidores
Quando o movimento de greve dos servidores foi aprovado, tinha legitimidade. É natural que negociem o reajuste de salário e outras agendas de caráter mais social. O Governou nunca se negou ao diálogo, tanto que o Secretário de Administração, Acílio, foi à mesa das negociações o tempo todo. 

Mas, quando o Sinspmar aceitou calado que parte da oposição política ao Governo se infiltrasse no movimento da categoria tentando capitulá-lo, tornou-se vulnerável às suas artimanhas abrigando esse cavalo de troia no seu processo de negociação. Daí à exacerbação, os que se opõem ao Governo e tem interesse eleitoral no ano que vem, é um pulo. 

Manipula-se de tudo sobre as informações, e se faz da verdade a primeira vítima.   

A Prefeita, que já sentou com a direção do Sindicato e disse claramente o que pode ser feito e o que não seria possível, considera esgotada a discussão sobre aumento salarial nesse instante, mas não se nega a reavaliar as condições das finanças públicas daqui a 90 dias - e retomar as negociações com essa finalidade. 

Mas, dado o tensionamento, está dialogando diretamente com os servidores, muitos (a maioria) não se negam a trabalhar, entendem a situação e, mesmo discordando e querendo soluções práticas e respostas às suas demandas, optaram por esperar que os ajustes anunciados produzam os efeitos buscados - e continuam trabalhando.

Resposta da Prefeita
A resposta que a Prefeita precisa dar, tem dado: cortar custos, enxugar a máquina, buscar o equilíbrio financeiro e aperfeiçoar a gestão em busca de recursos para cobrir a folha, arcar com compromissos celebrados em contratos e ampliar os investimentos. A tarefa é árdua. 

Vários municípios e estados estão sendo prejudicados pelo momento de crise nacional, e cada prefeito tenta superar esse momento de um modo.

Tornarei a falar sobre o assunto...
-
00h07min.    -    adelsonpimenta@ig.com.br

Nenhum comentário: