segunda-feira, 27 de abril de 2015

MÍDIA E O INTERESSE POR ANGRA

Quando diversas mídias procuraram Angra nesses últimos dias percebi que havia um certo interesse pelos fatos da cidade. Não é nenhuma novidade, mas praticamente todas ao mesmo tempo é algo diferente. Jornais regionais e emissoras de TV produziram reportagens e entraram com links ao vivo, com foco nas negociações salarias entre a Prefeitura e o Sindicato dos servidores públicos. Um jornal de expressão estadual - O Dia, e uma revista de circulação nacional - Veja, com seu caderno Veja Rio, também falaram sobre a cidade.



O jornal O Dia fez diferente e, ciceroneado pela direção da TurisAngra, pautou seu trabalho sobre fatos muito positivos à cidade. O apoio do Parque da Bocaina à Vila Histórica  de Mambucaba na Estrada Real foi objeto de uma matéria especial do jornal. Dali, foi donde outras pautas colocadas pela TurisAngra foram aceitas pela equipe do jornal e rende ao município bons destaques. 

A Revista Veja, com seu caderno Veja Rio, em companhia do Subprefeito da Ilha Grande, fez matéria. Esta, não há como negar, pegou o Governo municipal de surpresa porque foi confeccionada sobre uma estratégia jornalística que não corresponde com a realidade administrativa do caso, sob o título "Paraíso Ameaçado". A conversa antes era sobre o vazamento de óleo no Tebig e seus riscos ambientais, mas o que se viu depois foi uma forçada sobre o colo da Prefeitura com problemas na Ilha Grande. O Governador é mais prefeito do local que a Prefeita da cidade, mas isso foi ignorado pela reportagem.

Cerca de 90% da Ilha é constituída de unidades de conservação, como o Parque Estadual da Ilha Grande, a APA de Tamoios e a Reserva Biológica Estadual da Praia do Sul e Parque Estadual Marinho do Aventureiro, todas sob gestão direta do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Há pelo menos oito anos, o município espera a liberação de recursos do programa Prodetur/Vila do Abraão, do Governo estadual. As obras de urbanização e saneamento, estimadas em R$ 23 milhões, atingiriam diretamente o problema da Vila do Abraão. 

A Prefeitura enviou uma Nota em resposta à revista, mas o estrago a imagem do local foi feito -, e, às portas de um feriado em que a cidade de Angra figurou entre as mais procuradas nas rodoviárias de SP e Rio de Janeiro. O litoral da Costa Verde fluminense é um dos mais badalados ultimamente. 

A Ilha Grande, não obstante, foi eleita por votação de internautas como um dos oito melhores destinos turísticos do estado do Rio, logo, uma mídia com esse peso e uma matéria com esse viés traz repercussão negativa sim contra todo esforço de gestão que é feito pela TurisAngra e, entre outras organizações, como a pauta que se colocou no O Dia.

Dessa forma, o esforço do Governo do Município deve ser pela busca da verdade sempre: a que busca investimentos, a que cobra responsabilidades e a que versa sobre a sua própria gestão, porque é sempre tempo de um Governo elaborar projetos, buscar recursos e viabilizá-los, mas é também oportuno refletir e fazer crítica de si mesmo. Se assim o fizer, superar obstáculos; do contrário, fica à mercê de reportagens de grupos midiáticos nem sempre interessados em reproduzir o fato, mas a sua própria versão do caso.

O Governo precisa se comunicar, cada vez mais - com qualidade, estratégia e transparência. Comunicação é parte da governança.
-
22h40min.    -    adelsonpimenta@ig.com.br

Nenhum comentário: