segunda-feira, 22 de agosto de 2011

PRÉ-SAL: O SILÊNCIO DAS AUTORIDADES DE ANGRA

Olá, boa tarde.
Conforme postagem anterior, sob o título: _"Pré-Sal: na pressão o Eia-RIMA será reformulado", ficou evidente que a mobilização, os estudos técnicos dos municípios -principalmente puxados pela prefeitura de Caraguatatuba, contraditórios aos apontamentos técnicos do Eia-RIMA do Pré-Sal para a região do litoral norte paulista, excentualizando-se Ilhabela, se mostraram de tamanha importância que o Ibama anunciou a reformulação do documento original, elaborado pela ICF Consultoria, contratada pela Petrobras.
Pois bem, vejamos os quadros abaixo: 
------------------------------------------------

Não se confirmou o anúncio dado pelo Ibama, logo após o término da audiência pública realizada em Ilhabela, de que a próxima seria no dia 26/08 -em Angra. No site oficial do Ibama, no quadro de audiências públicas (1° foto), não há registro para qualquer evento dessa ordem, no município. Conversei pessoalmente com o secretário de atividades econômicas de Angra. Sr. IRINEU, que também desconhecia a informação e, pior, sequer havia tido acesso ao Eia-RIMA; ao que, no mesmo instante, ligou para o secretário de meio ambiente, MARCO AURÉLIO, que também desconhecia a promoção do evento na cidade. O vereador comunista AGUILAR RIBEIRO expediu convite pela instituição para a realização de uma audiência pública sobre o assunto, por iniciativa da Câmara Municipal, neste dia 26. Mas, à título de ilustração e conhecimento, na 2° foto acima está o Diário Oficial da União de 25/06/11, com o Edital das Audiências Públicas para o Eia-RIMA do Pré-Sal, e lá não só não consta a agenda para Angra, como também não tem o município como destinatário para afixação do Estudo prévio, pelas autoridades, como foi determinado que acontecesse para com a Câmara Municipal de Mangaratiba, Câmara Municipal de Itaguaí, Colônia de Pescadores de Itacuruçá, e Associação dos Barqueiros de Itacuruçá -só para citar os casos de cidades vizinhas de Angra. Pergunto, e aí? Quem reclamará dessa exclusão? A Prefeitura de Caraguá disponibiliza os documentos, basta clicar -aqui-. O litoral norte paulista mostrou desacertos no Eia-Rima -e isso foi muito importante. O silêncio das autoridades de Angra começa a me incomodar -e muito. 
Recomendo leitura de meu arquivo:
> E várias outras leituras críticas e analíticas de referência podem ser acessadas em meu arquivo, basta digitar as palavras-chaves buscadas, no espaço de pesquisa do blog -na barra lateral.
-
14h40min.       -       adelsonpimenta@ig.com.br

Nenhum comentário: